Atividade de história, direcionada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre a política na Primeira República.
Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de história em:
- Word: Atividade de história: Política na Primeira República – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de história: Política na Primeira República – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de história: Política na Primeira República – 8º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2 – Página 3
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Política na Primeira República
1) A República Velha (1889-1930) foi marcada pelo domínio das oligarquias no sistema político, que pose ser expresso no(a):
a) plena liberdade do exercício do sufrágio universal.
b) manipulação das eleições pelos coronéis e no controle dos eleitos pelo mecanismo da “verificação de poderes”.
c) abolição do censo eleitoral, ampliando-se o número de eleitores.
d) equilíbrio do sistema federativo, permitindo a igualdade dos Estados no sistema representativo.
e) apoio das classes emergentes das cidades à burguesia agrária.
2) “A figura dos “coronéis” foi típica do interior brasileiro e se caracterizou como um importante componente político em determinado momento de nosso desenvolvimento histórico, em especial no nordeste brasileiro”. Todas as alternativas abaixo dizem respeito aos “coronéis”, EXCETO:
a) no período republicano, garantiam a eleição dos candidatos do governo federal e estadual, faziam propaganda política e controlavam o voto não secreto e sua apuração final.
b) surgiram com a criação da “Guarda Nacional” em 1871.
c) se constituíram como grandes proprietários rurais que recrutavam seus milicianos entre empregados, agregados e população pobre em geral.
d) exerciam a prática conhecida como “degola” no Congresso Nacional.
e) constituíram-se em peças fundamentais para o sucesso do que se convencionou chamar de “política dos governadores”.
3) O período de 1889 a 1930 é conhecido no Brasil como o período da chamada República Velha ou República Oligárquica. Esta fase apresenta características econômicas, políticas e sociais específicas, não se caracterizando, todavia, como:
a) Apoio do governo a uma política de industrialização voltada para o mercado interno e para exportação.
b) Política marcada por acordos entre as oligarquias regionais, respaldados pela política dos governadores e pela comissão de verificação.
c) Forte presença do movimento anarquista no seio do movimento operário nascente e posterior substituição desta corrente pela corrente comunista após 1922.
d) Grande efervescência política nos meios militares com o surgimento do movimento tenentista, com destaque para a coluna Prestes.
e) Período iniciado com uma aliança entre os cafeicultores e militares, tendo dois marechais como primeiros presidentes: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
4) A representatividade das unidades federadas, na Constituição de 1891, estava regida pelo critério populacional, favorecendo politicamente os estados de:
a) Espírito Santo e Bahia.
b) São Paulo e Pernambuco.
c) Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
d) Rio de Janeiro e Bahia.
e) Minas Gerais e São Paulo.
5) A “Política dos Governadores”, iniciada, na República Velha, por Campos Sales, baseava-se no(a):
a) Domínio das elites oligárquicas estaduais sobre as populações rurais, através da repressão violenta às constantes revoltas armadas.
b) Controle exercido pelas oligarquias sobre os oficiais da Guarda Nacional, os quais influenciavam fortemente a condução da política nacional.
c) Elaboração de uma política de correção dos vícios do sistema eleitoral, advinda de articulações entre as oligarquias e o governo federal.
d) Teia de relações políticas ligada ao poder oligárquico, a qual partia do presidente e se estendia até os eleitores nos municípios tutelados pelos coronéis.
Por Camila Farias.
2 comentários
SENSACIONAL
MARAVILHA GOSTEI