Atividade de história, direcionada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o a crise de 1929.
Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de história em:
- Word: Atividade de história: A crise de 1929 – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de história: A crise de 1929 – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de história: A crise de 1929 – 9º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A crise de 1929
1) A crise 1929 nos EUA foi um abalo gigantesco em todo o sistema capitalista. Dentre os motivos principais destaca(m)-se:
a) o protecionismo em excesso, a falta de crédito bancário e a alta produção.
b) a falta de mercado, a crise na pecuária e o crash da bolsa de Nova York.
c) a superprodução, a saturação do mercado e a expansão desmedida do crédito bancário.
d) a adoção de programas sociais financiados pelo Estado para diminuir o desemprego.
e) a excessiva oferta de terras e o protecionismo exacerbado.
2) Roosevelt implementou um plano de recuperação da economia chamado New Deal, elaborado pelo economista John Maynard Keynes, que consistia em:
a) Uma presença maior do Estado intervindo na economia para evitar uma nova crise.
b) Socializar progressivamente a economia norte-americana através de mecanismos nitidamente estatizantes.
c) Emprego de mão-de-obra, subsidiada pelo governo, tanto na indústria como na agricultura.
d) Abrir a economia para capital estrangeiro.
3) O motivo de os efeitos da crise de 1929 não terem sido sentidos na União Soviética deve-se a:
a) O país era economicamente aberto, mas não investia capital nos EUA.
b) O país se encontrava em um modelo econômico restrito aos países integrantes do bloco socialista.
c) A falta de regulação na economia dos EUA mantinha o país afastado.
d) Endividamento com país, retraindo a economia.
4) Na política externa, o governo de Roosevelt optou pelo isolacionismo, evitando a ação dos EUA em questões internacionais, mas procurou:
a) aumentar o comércio nacional.
b) reduzir investimentos nacionais.
c) estimular o comércio internacional e proteger os interesses nacionais.
d) bloquear investimentos internacionais.
5) Com a crise de 1929 o Brasil sofreu diretamente os seus efeitos. Quais foram as consequências econômicas na agricultura e indústria brasileiras?
R.
Por Camila Farias.