Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre as tartarugas. Segundo o texto, as primeiras tartarugas surgiram no período Triássico, há 150 milhões de anos, quando a Terra ainda era habitada pelos dinossauros. Muito tempo, não? Você sabia que das sete espécies de tartaruga existentes, cinco frequentam a costa do Brasil? Vamos conhecer essas tartarugas? Para tanto, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Tartarugas – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Tartarugas – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Tartarugas – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
Leia:
Tartarugas
As primeiras tartarugas surgiram no período Triássico, há 150 milhões de anos, quando a Terra ainda era habitada pelos dinossauros. São animais marinhos e têm nadadeiras, sendo as dianteiras bem mais longas que as traseiras. As tartarugas passam boa parte de suas vidas submersas: apenas vêm à tona periodicamente para respirar e só deixam a água no momento da desova.
Das sete espécies existentes no mundo hoje, cinco frequentam a costa brasileira: a tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), a tartaruga-gigante ou tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), a tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) a tartaruga-verde (Chelonia mydas) e a tartaruga-oliva (Lepidocheas olivacea). Todas as espécies frequentadoras da nossa costa estão na lista de espécies ameaçadas do IBAMA: o que mais as ameaça de extinção é a caça, a coleta de ovos e a captura incidental por redes de pesca.
A dieta varia segundo a espécie. A tartaruga-cabeçuda, por exemplo, tritura, com sua mandíbula grande e forte, mariscos, mexilhões, moluscos e caranguejos. Já a tartaruga-gigante alimenta-se essencialmente de medusas. A cabeça pequena e a boca em forma de bico da tartaruga-de-pente facilitam sua busca por alimento entre os recifes de coral: esponjas, anêmonas, lulas e camarões são seus pratos preferidos. Enquanto jovem, a tartaruga-verde alimenta-se de crustáceos, insetos aquáticos, ervas e algas marinhas, adulta é exclusivamente herbívora. A dieta da tartaruga-oliva inclui peixes, caranguejos, moluscos, camarões e mexilhões.
Já assistiu ao filme “Procurando Nemo”? Lembra-se das tartarugas surfando nas correntes marítimas? Todos os anos, as tartarugas empreendem grandes viagens pelos mares e oceanos rumo às praias onde nasceram para se reproduzirem. A capacidade de orientação e migração desses répteis impressiona: estudos sugerem que as tartarugas são capazes de detectar o ângulo e a força do campo magnético da Terra e assim determinar sua posição em mar aberto.
Juliana Rocha. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique a finalidade do texto acima:
( ) noticiar um fato sobre as tartarugas.
( ) divulgar um filme sobre as tartarugas.
( ) apresentar explicações sobre as tartarugas.
Questão 2 – Na passagem “São animais marinhos e têm nadadeiras, sendo as dianteiras bem mais longas que as traseiras.”, o trecho destacado exprime:
( ) uma opinião da autora.
( ) uma hipótese levantada pela autora.
( ) uma comparação estabelecida pela autora.
Questão 3 – Segundo o texto, “esponjas, anêmonas, lulas e camarões” são os pratos preferidos:
( ) da tartaruga-cabeçuda.
( ) da tartaruga-gigante.
( ) da tartaruga-de-pente.
Questão 4 – De acordo com a autora do texto, uma das espécies de tartarugas, que frequentam a costa do Brasil, é herbívora na fase adulta. Aponte-a:
( ) tartaruga-gigante.
( ) tartaruga-verde.
( ) tartaruga-oliva.
Questão 5 – A autora do texto expõe os fatores que ameaçam a existência das tartarugas no Brasil. Localize-os:
Questão 6 – No segmento “A dieta varia segundo a espécie.”, o termo grifado indica:
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma conformidade.
Questão 7 – Sublinhe, no fragmento abaixo, os adjetivos que caracterizam a mandíbula da tartaruga-cabeçuda:
“A tartaruga-cabeçuda, por exemplo, tritura, com sua mandíbula grande e forte […]”
Questão 8 – Em “A capacidade de orientação e migração desses répteis impressiona […]”, o núcleo (a palavra principal) do sujeito é:
( ) “capacidade”.
( ) “orientação”.
( ) “migração”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.