Início Série6º ano Interpretação de texto: Tartarugas – 6º ano

Interpretação de texto: Tartarugas – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre as tartarugas. Segundo o texto, as primeiras tartarugas surgiram no período Triássico, há 150 milhões de anos, quando a Terra ainda era habitada pelos dinossauros. Muito tempo, não? Você sabia que das sete espécies de tartaruga existentes, cinco frequentam a costa do Brasil? Vamos conhecer essas tartarugas? Para tanto, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas! 

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

Leia:

Tartarugas

    As primeiras tartarugas surgiram no período Triássico, há 150 milhões de anos, quando a Terra ainda era habitada pelos dinossauros. São animais marinhos e têm nadadeiras, sendo as dianteiras bem mais longas que as traseiras. As tartarugas passam boa parte de suas vidas submersas: apenas vêm à tona periodicamente para respirar e só deixam a água no momento da desova.

    Das sete espécies existentes no mundo hoje, cinco frequentam a costa brasileira: a tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), a tartaruga-gigante ou tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), a tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) a tartaruga-verde (Chelonia mydas) e a tartaruga-oliva (Lepidocheas olivacea). Todas as espécies frequentadoras da nossa costa estão na lista de espécies ameaçadas do IBAMA: o que mais as ameaça de extinção é a caça, a coleta de ovos e a captura incidental por redes de pesca.

    A dieta varia segundo a espécie. A tartaruga-cabeçuda, por exemplo, tritura, com sua mandíbula grande e forte, mariscos, mexilhões, moluscos e caranguejos. Já a tartaruga-gigante alimenta-se essencialmente de medusas. A cabeça pequena e a boca em forma de bico da tartaruga-de-pente facilitam sua busca por alimento entre os recifes de coral: esponjas, anêmonas, lulas e camarões são seus pratos preferidos. Enquanto jovem, a tartaruga-verde alimenta-se de crustáceos, insetos aquáticos, ervas e algas marinhas, adulta é exclusivamente herbívora. A dieta da tartaruga-oliva inclui peixes, caranguejos, moluscos, camarões e mexilhões.

    Já assistiu ao filme “Procurando Nemo”? Lembra-se das tartarugas surfando nas correntes marítimas? Todos os anos, as tartarugas empreendem grandes viagens pelos mares e oceanos rumo às praias onde nasceram para se reproduzirem. A capacidade de orientação e migração desses répteis impressiona: estudos sugerem que as tartarugas são capazes de detectar o ângulo e a força do campo magnético da Terra e assim determinar sua posição em mar aberto.

Juliana Rocha. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.

 

 

Questões

Questão 1 – Identifique a finalidade do texto acima:

(     ) noticiar um fato sobre as tartarugas.

(     ) divulgar um filme sobre as tartarugas.

(     ) apresentar explicações sobre as tartarugas.

 

Questão 2 – Na passagem “São animais marinhos e têm nadadeiras, sendo as dianteiras bem mais longas que as traseiras.”, o trecho destacado exprime:

(     ) uma opinião da autora.

(     ) uma hipótese levantada pela autora.

(     ) uma comparação estabelecida pela autora.

 

Questão 3 – Segundo o texto, “esponjas, anêmonas, lulas e camarões” são os pratos preferidos:

(     ) da tartaruga-cabeçuda.

(     ) da tartaruga-gigante.

(     ) da tartaruga-de-pente.

 

Questão 4 – De acordo com a autora do texto, uma das espécies de tartarugas, que frequentam a costa do Brasil, é herbívora na fase adulta. Aponte-a:

(     ) tartaruga-gigante.

(     ) tartaruga-verde.

(     ) tartaruga-oliva.

 

Questão 5 – A autora do texto expõe os fatores que ameaçam a existência das tartarugas no Brasil. Localize-os:

 

 

Questão 6 – No segmento “A dieta varia segundo a espécie.”, o termo grifado indica:

(     ) uma condição.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma conformidade.

 

Questão 7 – Sublinhe, no fragmento abaixo, os adjetivos que caracterizam a mandíbula da tartaruga-cabeçuda:

“A tartaruga-cabeçuda, por exemplo, tritura, com sua mandíbula grande e forte […]”

 

Questão 8 – Em “A capacidade de orientação e migração desses répteis impressiona […]”, o núcleo (a palavra principal) do sujeito é:

(     ) “capacidade”.

(     ) “orientação”.

(     ) “migração”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário