Atividade de história, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino médio, com questões desenvolvidas sobre a cafeicultura e sua formação.
Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de história em:
- Word: Atividade de história: Cafeicultura, a formação – 3º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de história: Cafeicultura, a formação – 3º ano do ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de história: Cafeicultura, a formação – 3º ano do ensino médio – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Cafeicultura, a formação
1) Introduzido no Brasil na primeira metade do século XVIII, o café foi produzido durante muitos anos em pequena escala e apenas para
a) Exportação
b) Ser usado como moeda de troca
c) Grandes proprietários de terras
d) Consumo interno
2) Como consequência da desorganização na produção de café no Haiti, o principal exportador mundial do produto, o Brasil aumentou um pouco a produção de café e passou a exportá-lo regularmente. Nessa época a cafeicultura começou a se concentrar nas proximidades da cidade
a) De São Paulo
b) De Belo Horizonte
c) Do Rio de Janeiro
d) De Curitiba
3) A cafeicultura contava com muitas circunstâncias favoráveis. Situada perto da antiga zona aurífera de Minas Gerais, a atividade cafeeira pode aproveitar parte da estrutura econômica que fora montada para a mineração
a) Meios de comunicação e transporte
b) Mão de obra especializada
c) Técnica especializada
d) Capital elevado
4) Quanto à mão de obra, os cafeicultores da Baixada Fluminense puderam utilizar
a) Os pequenos produtores
b) Mão de obra escrava
c) Mão de obra especializada
d) Mão de obra qualificada
5) O aumento da produção foi acompanhada por um deslocamento das zonas produtoras com as plantações avançando ao longo do Vale do Paraíba para finalmente atingirem
a) O Espírito Santo
b) O Mato Grosso
c) O Paraná
d) O Oeste Paulista
Por Camila Farias.