Início Série8º ano Atividade de história: O iluminismo e e Revolução Francesa – 8º ano

Atividade de história: O iluminismo e e Revolução Francesa – 8º ano

por Equipe acessaber

    Atividade de história, direcionada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o iluminismo e a Revolução Francesa.

    Você pode baixar esta atividade de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de história em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

O iluminismo e a Revolução Francesa

1) Afirmando que a razão era a melhor forma de conseguir liberdade, o iluminismo foi:
a) Uma forma de governo
b) Um movimento filosófico e cultural
c) Um protesto feito por intelectuais
d) Um movimento econômico

 

2) Por questionar e criticar o antigo regime em que a França vivia, onde apoiava a centralização dos poderes do estado nas mãos de um monarca, o iluminismo foi usado como:
a) Inspiração
b) Disfarce
c) Religião
d) Intimidação

 

3) Em julho de 1788, pressionado pela crise e pelas elites, Luís XVI convocou para maior de 1789 a Assembleia:
a) Constituinte
b) Penal
c) Dos estados-gerais
d) Pública

 

4) Em 26 de agosto de 1789, foi aprovada uma declaração de ideais, uma afirmação de intenções que proclamava o direito à liberdade pessoal e a igualdade de tratamento perante a lei, a:
a) Declaração do cidadão nacional
b) Declaração constituinte do cidadão
c) Declaração do homem e seus direitos
d) Declaração dos direitos do homem e do cidadão

 

5) A Revolução Francesa rompia com uma imagem paternal da realeza. Essa desconstrução da imagem do rei favoreceu a:
a) Constituição da cidadania
b) Economia
c) Importação
d) Exportação

 

6) A radicalização favorecia, dentro da Assembleia, o crescimento dos jacobinos, grupo que defendia um governo central forte, que criasse mecanismos para enfrentar:
a) A crise na produção
b) O cenário político
c) As forças externas inimigas
d) A crise econômica

 

 

Por Camila Farias.

1 comentário

Joanice Espirito santo Siquiera 14 de março - 0:31

Atividades maravilhosas!!! Parabéns
me ajudou bastante

Responder

Deixe um Comentário