Início Série7º ano Interpretação de texto: O sorvete chega ao Brasil – 7º ano

Interpretação de texto: O sorvete chega ao Brasil – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a chegada do sorvete ao Brasil. Vamos conhecer a história dessa delícia gelada em nosso país? Então, leia atentamente o texto O sorvete chega ao Brasil! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia:

O sorvete chega ao Brasil

    No Brasil, os cariocas foram os primeiros a experimentar a delícia gelada que vinha ganhando o mundo. Em 1834, o navio americano Madagascar, vindo de Boston, aportou na cidade do Rio de Janeiro com cerca de 200 toneladas de gelo em blocos. O objetivo: fazer sorvete, claro! Os blocos de gelo foram armazenados com serragem em depósitos subterrâneos e conservados por aproximadamente cinco meses.

    Como naquela época não havia como conservar o sorvete depois de pronto, as sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo, causando alvoroço na cidade. Até as mulheres, que então eram proibidas de entrar em bares, cafés e confeitarias, resolveram quebrar o protocolo e fizeram fila para experimentar a novidade.

    O sorvete começou a ser distribuído em escala industrial no país em 1941, quando nos galpões alugados da falida fábrica de sorvetes Gato Preto, no Rio de Janeiro, instalou-se a U.S. Harkson do Brasil, a primeira indústria brasileira de sorvete.  Seu primeiro lançamento em 1942 foi o Eski-bon, seguido pelo Chicabon. Dezoito anos depois, a Harkson mudou o seu nome para Kibon.

    Os anos se passaram e o sorvete caiu mesmo no gosto do brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Sorvete (ABIS), em 2006 tivemos um consumo de 507 milhões de litros. Mas, apesar do aumento do consumo, a taxa em torno de 2,7 litros por pessoa ao ano ainda é baixa, se comparada com outros países de clima frio ou com a Nova Zelândia, campeã da lista. Por lá a média ultrapassa 26 litros por habitante!

    Para incentivar o consumo de sorvete o ano todo e não apenas no verão, a ABIS instituiu o dia 23 de setembro como o Dia Nacional de Sorvete. Se você é fã da guloseima, delicie-se, mas com moderação. Afinal, a maioria dos sorvetes contém alto índice de gordura saturada e hidrogenada. Dê preferência aos picolés de fruta ou a outros sorvetes sem gordura, que são muito mais saudáveis.

Maria Ramos. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “No Brasil, os cariocas foram os primeiros a experimentar a delícia gelada que vinha ganhando o mundo.”, a que delícia gelada a autora do texto se refere?

 

Questão 2 – Segundo o texto, a primeira indústria brasileira de sorvete foi:

(     ) a Gato Preto.

(     ) a U.S. Harkson do Brasil.

(     ) a Kibon.

 

Questão 3 – No trecho “[…] com cerca de 200 toneladas de gelo em blocos […]”, a expressão destacada exprime uma quantidade:

(     ) exata de toneladas de gelo em blocos.

(     ) hipotética de toneladas de gelo em blocos.

(     ) aproximada de toneladas de gelo em blocos.

 

Questão 4 – No fragmento “[…] não havia como conservar o sorvete […]”, o termo “como” indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Em “[…] as sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo […]”, o vocábulo “lo”:

(     ) retoma “o sorvete”.

(     ) anuncia “o sorvete”.

(     ) complementa “o sorvete”.

 

Questão 6 – Na frase “Até as mulheres, que então eram proibidas […]”, a palavra “Até” expressa:

(     ) uma ênfase.

(     ) uma correção.

(     ) um acrescentamento.

 

Questão 7 – Na parte “Para incentivar o consumo de sorvete o ano todo e não apenas no verão, a ABIS instituiu o dia 23 de setembro como o Dia Nacional de Sorvete.”, o termo “para” indica:

(     ) a condição da instituição do dia 23 de setembro como o Dia Nacional de Sorvete.

(     ) a finalidade da instituição do dia 23 de setembro como o Dia Nacional de Sorvete.

(     ) a consequência da instituição do dia 23 de setembro como o Dia Nacional de Sorvete.

 

Questão 8 – Na passagem “Dê preferência aos picolés de fruta ou a outros sorvetes sem gordura […]”, a autora do texto:

(     ) dá uma ordem.

(     ) expõe um desejo.

(     ) faz uma recomendação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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