Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: A ausência do zero no sistema de numeração dos romanos.
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: A ausência do zero no sistema de numeração dos romanos – 4º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A ausência do zero no sistema de numeração dos romanos – 4º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A ausência do zero no sistema de numeração dos romanos – 4º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A ausência do zero no sistema de numeração dos romanos
Os números criados pelos romanos foram relacionados a letras, diferente de outros povos que criaram símbolos na representação numérica de algarismos. Os números romanos utilizavam as letras I, V, X, L, C, D, M na representação dos seguintes valores: 1, 5, 10, 50, 100, 1000, respectivamente. O interessante desse sistema de numeração é a ausência de uma letra relacionada ao número zero. Mas ao criar esse sistema de numeração, os romanos não estavam interessados na realização de cálculos. Eles simplesmente queriam números representativos para a determinação de quantidades, como contar objetos, animais, armas, etc. A representação numérica adotada pelos romanos foi durante muitos séculos a mais utilizada por toda a Europa. […]
O algarismo zero, ausente no sistema se numeração dos romanos, fora descoberto pelo povo hindu, bem como um novo sistema de numeração semelhante o utilizado atualmente. Esse sistema consistia em uma base decimal (dez algarismos) eu ordenados entre si formavam a representavam qualquer número. O sistema criado pelos hindus fora divulgado por toda a Europa pelos árabes, passando a ser conhecido como sistema de numeração indo-arábico. Esses números construíram de forma incessante na modernização dos cálculos matemáticos, em razão de sua praticidade simbólica e representação de quantidade. […]
Marcos Noé
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) Qual é o número que não existe na contagem dos romanos?
R.
3) Por que os romanos criaram esse tipo de numeração?
R.
4) De que modo são utilizados os algarismos romanos atualmente?
R.
5) Quais as diferenças entre o sistema de numeração romano e o indo-arábico?
R.
Por Camila Farias.