Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do segundo ou terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Porcino e Pistache.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Porcino e Pistache – 2º ou 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Porcino e Pistache – 2º ou 3º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Porcino e Pistache – 2º ou 3º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Porcino e Pistache
Porcino e Pistache procuravam coisas novas atrás do celeiro, até que tiveram uma grande surpresa. Eles enfiaram o focinho em um monte de terra, e começaram a subir vários pontinhos pretos: formigas. Elas foram subiram pelo focinho dos dois porquinhos, que ficaram desesperados sem saber o que era aquilo.
– Isso faz cócegas! – alegrou Porcino, rindo.
– Você acha que picam? – Perguntou Pistache.
– Não, mas não podem ficar andando encima de nós!
A porca Porcina os viu chegar e começou a rir:
– Formigas bem na cara! Afinal, onde foi que vocês meteram o focinho?
– Formigas!!! – Gritaram os dois porquinhos. – isso pica!
Eles correram para o bebedouro e mergulharam o focinho na água para se livrar das intrusas.
– Acho melhor tomarmos mais cuidado onde metemos nosso focinho – Alertou pistache, tirando a cabeça do bebedouro.
Na água, dezenas de formigas ficaram boiando.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) Qual foi a surpresa que tiveram Porcino e Pistache?
R.
3) O que eram esses pontinhos pretos?
R.
4) O que eles sentiram quando as formigas subiram por seus focinhos?
R.
5) Quem é Porcina?
R.
6) O que aconteceu quando Porcina viu os porquinhos chegarem?
R.
7) Qual a decisão que os porquinhos tomaram depois disso?
R.
Por Hélia Higa