Início Série6º ano Interpretação de texto: O Pequeno Mestre-Cuca – 6º ano

Interpretação de texto: O Pequeno Mestre-Cuca – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do sexto ano, sobre o livro O Pequeno Mestre-Cuca. Nele, a autora Katherine Ibbs ensina passo a passo deliciosas receitas às crianças! O autor do texto destaca que esse livro mostra como é divertido cozinhar e como é fundamental inserir as crianças em uma dieta saudável e nos cuidados do corpo. Ficou curioso (a) para saber mais a respeito da obra O Pequeno Mestre-Cuca? Então, leia o texto e, na sequência, responda às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“O Pequeno Mestre-Cuca”

Katherine Ibbs

Deliciosas receitas passo a passo para crianças

    “O Pequeno Mestre-Cuca”, é livro de culinária para crianças, a partir dos 9 anos, com mais de 50 receitas práticas e ilustradas, escritas passo a passo para os pequenos colocarem a mão na massa. Ele mostra como é divertido cozinhar e como é fundamental inserir as crianças em uma dieta saudável e nos cuidados do corpo.

    Cada prato indicado no livro traz dicas de como adaptar as receitas para fazê-las do jeito que o cozinheiro iniciante mais gosta. Todas têm indicação do grau de dificuldade, e informam se é necessário o acompanhamento de um adulto e se requerem atenção extra.

    “O Pequeno Mestre-Cuca” ensina como espremer, marinar, ferver, assar ingredientes, tendo consciência de um equilíbrio entre proteínas, carboidratos, fibras, gorduras, vitaminas e sais minerais. E também acaba cativando os adultos sobre o papel e a importância de cada um desses principais grupos de alimentos.

    O livro traz receitas para o café da manhã, refeições leves, refeições principais, sobremesas e pães, bolos e tortas, privilegiando sempre uma alimentação saudável.

    No final da obra ainda há um glossário dos termos mais utilizados na cozinha, dicas especiais e uma lista de utensílios que as crianças vão precisar para preparem deliciosas comidas para os amigos e a família!

Disponível em: <http://correiogourmand.com.br>.

 

Questões

 

Questão 1 – O texto lido é:

(     ) uma notícia

(     ) uma resenha

(     ) uma receita culinária

 

Questão 2 – Aponte a finalidade do texto:

(     ) divulgar um livro.

(     ) informar um fato.

(     ) ensinar a cozinhar.

 

Questão 3 – No segmento “Deliciosas receitas passo a passo para crianças […]”, o termo destacado expressa:

(     ) uma opinião do autor do texto sobre as receitas no livro “O Pequeno Mestre-Cuca”.

(     ) uma hipótese do autor do texto sobre as receitas no livro “O Pequeno Mestre-Cuca”.

(     ) uma explicação do autor do texto sobre as receitas no livro “O Pequeno Mestre-Cuca”.

 

Questão 4 – Na parte “Ele mostra como é divertido cozinhar […]”, o vocábulo “como” indica:

(     ) modo

(     ) exemplo

(     ) comparação

 

Questão 5 – Na passagem “[…] para fazê-las do jeito que o cozinheiro iniciante mais gosta.”, a palavra “las” retoma:

(     ) “dicas”

(     ) “as receitas”

(     ) “as refeições”

 

Questão 6 – No segmento “Todas têm indicação do grau de dificuldade, e informam se é necessário […]”, o termo “e” exprime a ideia de:

(     ) adição

(     ) finalidade

(     ) conclusão

 

Questão 7 – Observe os verbos sublinhados neste fragmento do texto:

“O Pequeno Mestre-Cuca” ensina como espremer, marinar, ferver, assar ingredientes […]

 

Os verbos sublinhados acima exprimem:

(     ) ações de quem cozinha.

(     ) qualidades de quem cozinha.

(     ) características de quem cozinha.

 

Questão 8 – Em “[…] uma lista de utensílios que as crianças vão precisar […]”, a expressão grifada poderia ser substituída por:

(     ) “precisam”

(     ) “precisaram”

(     ) “precisarão”

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário