Início Série8º ano Atividade de português: Sinais de pontuação – 8º ano.

Atividade de português: Sinais de pontuação – 8º ano.

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, aborda os sinais de pontuação. Os referidos sinais são essenciais no entendimento de um texto, não é verdade? Ponto de exclamação, ponto final, vírgula, aspas, dois-pontos, reticências, parênteses… Vamos analisar o emprego deles no texto sobre o Pau-brasil? Para esse estudo, responda às variadas questões propostas a seguir!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Pau-brasil

    Oi! Sou mais conhecido como Pau-brasil, mas os biólogos (especialistas que estudam os seres vivos e as leis da vida) me conhecem por Guillandina echinata, um nome científico chiquérrimo, hein?! Faço parte do nascimento da história do nosso país!

    Quando o navegante Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, no ano de 1.500, a minha família era imensa. Cobríamos boa parte do território que hoje é conhecido por Bahia. Era uma fartura de árvores Pau-brasil que só você vendo! Mas pouco a pouco a minha família foi desaparecendo…

    Éramos muito utilizados para a construção, porque a madeira do nosso tronco é muito rica e resistente, e os homens exploradores descobriram isso e foram nos cortando! Mas a principal fonte da nossa riqueza é um colorante que nós temos.

    Esse nosso corante, conhecido como “brasileína”, foi muito usado para tingir roupas e para recarregar tinteiros cuja tinta era usada para escrever.

    A exploração intensa da madeira de Pau-brasil trouxe muitas riquezas para o País. É por isso que ficou a homenagem do nome: Brasil.

    Mas nos dias atuais a história é bem diferente! Infelizmente, minha família está ameaçada de extinção! Se continuarem nos retirando da natureza, corremos o risco de desaparecer! E desse papo eu não gosto nadinha.

Disponível em: <http://www.ebc.com.br>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – No primeiro parágrafo do texto, os parênteses separam uma frase que desempenha a função de:

   ) explicar

(     ) caracterizar

(     ) complementar

 

Questão 2 – Em “Quando o navegante Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, no ano de 1.500, a minha família era imensa.”, as vírgulas separam uma expressão que exprime:

(     ) lugar

   ) tempo

(     ) intensidade

 

Questão 3 – No segmento “Era uma fartura de árvores Pau-brasil que só você vendo!”, o ponto de exclamação evidencia o sentimento de:

(     ) alívio

(     ) desejo

   ) admiração

 

Questão 4 – Na passagem “Mas pouco a pouco a minha família foi desaparecendo…”, as reticências indicam:

(     ) a continuação de um fato.

(     ) uma frase incompleta.

   ) certo prolongamento da ideia.

 

Questão 5 – No fragmento “Éramos muito utilizados para a construção, porque a madeira do nosso tronco […]”, a vírgula antecede uma conjunção que poderia ser substituída por:

   ) “pois”

(     ) “mas”

(     ) “portanto”

 

Questão 6 – No trecho “[…] conhecido como “brasileína” […]”, as aspas destacam:

   ) o nome do corante, presente no pau-brasil.

(     ) a escrita incorreta do nome do corante, presente no pau-brasil.

(     ) o nome do corante, presente no pau-brasil, em língua estrangeira.

 

Questão 7 – Na parte “É por isso que ficou a homenagem do nome: Brasil.”, os dois-pontos:

   ) introduzem uma explicação.

(     ) introduzem uma citação.

(     ) introduzem uma fala do autor do texto.

 

Questão 8 – Na frase “Infelizmente, minha família está ameaçada de extinção!”, a vírgula separa:

(     ) uma palavra que exprime uma conclusão.

   ) uma palavra que exprime uma opinião.

(     ) uma palavra que exprime uma adversidade.

 

Questão 9 – Em “E desse papo eu não gosto nadinha.”, o ponto final fecha um período que tem:

(     ) uma oração

(     ) duas orações

(     ) três orações

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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