Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, aborda os sinais de pontuação. Os referidos sinais são essenciais no entendimento de um texto, não é verdade? Ponto de exclamação, ponto final, vírgula, aspas, dois-pontos, reticências, parênteses… Vamos analisar o emprego deles no texto sobre o Pau-brasil? Para esse estudo, responda às variadas questões propostas a seguir!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Sinais de pontuação – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Sinais de pontuação – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Sinais de pontuação – 8º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Pau-brasil
Oi! Sou mais conhecido como Pau-brasil, mas os biólogos (especialistas que estudam os seres vivos e as leis da vida) me conhecem por Guillandina echinata, um nome científico chiquérrimo, hein?! Faço parte do nascimento da história do nosso país!
Quando o navegante Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, no ano de 1.500, a minha família era imensa. Cobríamos boa parte do território que hoje é conhecido por Bahia. Era uma fartura de árvores Pau-brasil que só você vendo! Mas pouco a pouco a minha família foi desaparecendo…
Éramos muito utilizados para a construção, porque a madeira do nosso tronco é muito rica e resistente, e os homens exploradores descobriram isso e foram nos cortando! Mas a principal fonte da nossa riqueza é um colorante que nós temos.
Esse nosso corante, conhecido como “brasileína”, foi muito usado para tingir roupas e para recarregar tinteiros cuja tinta era usada para escrever.
A exploração intensa da madeira de Pau-brasil trouxe muitas riquezas para o País. É por isso que ficou a homenagem do nome: Brasil.
Mas nos dias atuais a história é bem diferente! Infelizmente, minha família está ameaçada de extinção! Se continuarem nos retirando da natureza, corremos o risco de desaparecer! E desse papo eu não gosto nadinha.
Disponível em: <http://www.ebc.com.br>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – No primeiro parágrafo do texto, os parênteses separam uma frase que desempenha a função de:
( ) explicar
( ) caracterizar
( ) complementar
Questão 2 – Em “Quando o navegante Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, no ano de 1.500, a minha família era imensa.”, as vírgulas separam uma expressão que exprime:
( ) lugar
( ) tempo
( ) intensidade
Questão 3 – No segmento “Era uma fartura de árvores Pau-brasil que só você vendo!”, o ponto de exclamação evidencia o sentimento de:
( ) alívio
( ) desejo
( ) admiração
Questão 4 – Na passagem “Mas pouco a pouco a minha família foi desaparecendo…”, as reticências indicam:
( ) a continuação de um fato.
( ) uma frase incompleta.
( ) certo prolongamento da ideia.
Questão 5 – No fragmento “Éramos muito utilizados para a construção, porque a madeira do nosso tronco […]”, a vírgula antecede uma conjunção que poderia ser substituída por:
( ) “pois”
( ) “mas”
( ) “portanto”
Questão 6 – No trecho “[…] conhecido como “brasileína” […]”, as aspas destacam:
( ) o nome do corante, presente no pau-brasil.
( ) a escrita incorreta do nome do corante, presente no pau-brasil.
( ) o nome do corante, presente no pau-brasil, em língua estrangeira.
Questão 7 – Na parte “É por isso que ficou a homenagem do nome: Brasil.”, os dois-pontos:
( ) introduzem uma explicação.
( ) introduzem uma citação.
( ) introduzem uma fala do autor do texto.
Questão 8 – Na frase “Infelizmente, minha família está ameaçada de extinção!”, a vírgula separa:
( ) uma palavra que exprime uma conclusão.
( ) uma palavra que exprime uma opinião.
( ) uma palavra que exprime uma adversidade.
Questão 9 – Em “E desse papo eu não gosto nadinha.”, o ponto final fecha um período que tem:
( ) uma oração
( ) duas orações
( ) três orações
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.