Início Série4º ano Interpretação de texto: A grande lição – 4º ano

Interpretação de texto: A grande lição – 4º ano

por Equipe acessaber

    Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: A grande lição.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

A grande lição

    Em uma cidadezinha do interior, vivem Seu Zé e Dona Laura. Certo dia, Seu Zé encontrou uma pequena ovelha abandonada à beira da estrada e decidiu levá-la para casa. Ele e a esposa logo perceberam que a ovelhinha tinha uma perna menor do que a outra e, por isso, tinha dificuldades para se movimentar. Decidiram chamá-la de Lili e colocaram-na com as outras ovelhas que tinham. Ao chegar perto do rebanho, Lili percebeu que todas as ovelhas olharam ressabiadas, e começaram a rir quando perceberam que Lili tinha muita dificuldade para andar. Lili ficou sem jeito, mas explicou que conseguia andar devagar, porque suas perninhas não eram do mesmo tamanho. À noite, enquanto as ovelhas se preparavam para dormir, Lili estava no seu cantinho e viu Zezé abrindo a porteira para dar uma fugidinha. Mas, antes de sair, Zezé aproximou-se de Lili e começou a debochar dela. Nisso, um lobo faminto se aproximou do rebanho e, como a porteira estava aberta, conseguiu entrar e foi logo para cima de Zezé. Então, todas as ovelhas acordaram e fugiram. Menos Lili! Com firmeza na voz, Lili disse ao lobo:
    – Seu lobo, deixe a gente em paz! Veja minha perna… Foi o senhor que me machucou quando eu era bebê, está lembrado? Eu perdoei o senhor… E quero que seja muito feliz! Por isso, não fala mal a nenhuma de nós!
    Nesse instante, o lobo reconheceu Lili, e comovido, afastou-se de Zezé, sumindo na escuridão. Zezé, envergonhada, pediu desculpas e perguntou para Lili por que, em vez de fugir e se proteger, ela quis ajudá-la. E Lili respondeu:
    – Quando eu era pequena, minha mãe me ensinou que devemos ser caridosos com os outros. De certa forma, perdoar também é ter caridade. E, ao perdoar, meu coração agiu com caridade, benevolência e compreensão não somente quanto ao lobo, mas também em relação a quem zombou de mim…
    As ovelhas olharam umas para as outras, em silêncio. E, a partir daquele dia, aprenderam uma lição: que se deve ter caridade para com a as falhas dos outros e procurar ajudar sempre, da melhor forma possível.

 

Questões

1) Qual o título do texto?
R.

2) O que o seu Zé encontrou certo dia?
R.

3) Por que as ovelhas olharam ressabiadas para Lili?
R.

4) O que Lili fez quando o lobo foi para cima de Zezé?
R.

5) O lobo reconheceu Lili?
R.

6) Que lição as ovelhas aprenderam aquele dia?
R.

 

 

Por Camila Farias.

1 comentário

virginia santos 14 de outubro - 19:54

E quero que seja muito feliz! Por isso, não fala mal a nenhuma de nós!
gostaria de saber se não é “não faça mal”?

Responder

Deixe um Comentário