Início Série4º ano Interpretação de texto: Dando as mãos – 4º ano

Interpretação de texto: Dando as mãos – 4º ano

por Equipe acessaber

    Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: Dando as mãos.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

Dando as mãos

    Dona Goreti e sua filha Taís estavam dando uma volta com suas cadelinhas. Dora e Nina, quando viram um cachorrinho andando pelo meio da rua, em ziguezague. Mal viram o animal, e… Zaz! Um carro passou por cima dele, e nem parou para prestar socorro. Horrorizada, Taís correu para perto do animalzinho, que era uma cadelinha. Felizmente, estava viva, mas a menina viu que havia um pouco de sangue em seu focinho. Por sorte, ela havia ficado por baixo do carro, entre as rodas. Rapidamente, elas voltaram para o apartamento com a cadelinha. Ao chegar, limpara o sangue da boca do animal, que gemia e tremia muito. Em seguida, tentaram telefonar para a clínica veterinária mais próxima, mas já era noite e estava fechada. Enquanto isso, Dora e Nina observavam a movimentação em torno da cachorrinha. E pareciam entender que ela estava sofrendo. No dia seguinte, Seu Martinho levou o animal a uma clínica veterinária, e ele precisou ficar internado.
    – Como vamos pagar o tratamento dessa cachorrinha, se não temos dinheiro suficiente, Goreti? E se ela tiver que ficar muitos dias na clínica, o que vamos fazer? – perguntou Seu Martinho.
    – Não se preocupe – respondeu Dona Goreti, confiante.
    – Vamos dar um jeito, procurar ajuda com outras pessoas que ama os animais. O que importa, agora é, que ela seja salva.
    O dinheiro para pagar o tratamento foi conseguido depressa, com a colaboração fraterna entre alguns amigos. E assim, já recuperada, a cachorrinha foi retirada da clínica por uma amiga de Dona Goreti, para ser levada, mais tarde, a um novo lar. Dessa forma, graças ao sentimento de fraternidade que uniu várias pessoas de boa vontade, o animalzinho foi socorrido, tratado e adotado. Além de um novo lar, ganhou um novo nome: Filó – e se tornou uma sapeca, graciosa e feliz cadelinha.

Questões

1) Qual o título do texto?
R.

2) O que viram Dona Goreti e sua filha Taís, enquanto estavam dando uma volta com suas cadelinhas?
R.

3) O que aconteceu com o cachorrinho?
R.

4) Como conseguiram dinheiro para pagar a internação do cachorrinho?
R.

5) Qual o novo nome que o cachorrinho recebeu ao ser adotado?
R.

 

Por Camila Farias.

Deixe um Comentário