Interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: O observador de nuvens.
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- Gabarito: Interpretação de texto: O observador de nuvens – 4º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O observador de nuvens
Assim começou minha amizade com o observador de nuvens. Foi na primavera. Eu andava por uma ruazinha do meu bairro, Flores. Conto como foi: é uma rua meio mágica, cortada pela linha do trem e com uns murinhos baixos, bons pra brincar e se equilibrar neles. Ali, sentado num desses murinhos, estava o observador de nuvens. A primeira coisa que notei foi que ele estava olhando para cima. Claro, a gente, em geral, olha para baixo, por sobre os ombros ou para a frente, mas raramente para cima. Lembro que fiquei olhando seus lindos olhos azuis, como dois pedacinhos do céu.
– E para quê? – perguntei (porque meu tio Alberto diz que não se deve ter vergonha de perguntar quando a gente quer aprender alguma coisa).
– Para que o quê?
– Para que que você fica observando as nuvens?
– Primeiro, porque eu gosto. Me faz feliz. Além disso, tenho de observar bem para depois contar tudo no Congresso.
– Que congresso?
– O Congresso dos Observadores de Coisas Lindas, que se realizará um dia desses em algum lugar.
– Ah, e como é que você faz?
– Observar nuvens? É muito fácil: basta deitar olhando para cima, e, se for sobre um gramado, melhor; deixar-se acariciar, pelo vento e olhar o céu…
– Assim?
– Assim.
– Ai, que lindo! Veja essa, parece uma ovelhinha. E aquela, um castelo… que lindo! Será que a gente pode subir?
– Bom, isso é um segredo, mas como você parece ser um bom observador, vou te contar. Você tem de fazer o que eu disser, mas, acima de tudo, é preciso se deixar levar pela imaginação.
– Assim?
– Não sei, a imaginação é invisível.
Num instante me vi saltando de nuvenzinha em nuvenzinha; e pensar que nos livros se diz que as nuvens são vapor de água! Eram acolchoadas, suavezinhas feito algodão e, quando eu me afundava entre elas, era como se me acariciassem.
Patricia Grinberg
Questões
1) Qual o título do texto?
R.
2) Ao ver o observador de nuvens, o que chamou a atenção do menino?
R.
3) Para que o observador de nuvens ficava olhando as nuvens?
R.
4) Qual foi a sugestão que o observador de nuvens deu para que o menino pudesse observar melhor as nuvens?
R.
5) Você gosta de observar o céu? Quando você acha que ele fica mais bonito?
R.
Por Camila Farias.