Atividade de interpretação de texto, indicada aos alunos do sexto ano, sobre o filme Homem-Formiga e a Vespa. Nele, o casal protagonista tentará encontrar a mãe da Vespa, que está perdida no Reino Quântico… Mas, no meio dessa jornada, surge a Fantasma, que fará de tudo para atrapalhar o resgate… Ficou curioso (a) para saber mais sobre a história desse filme? Então, não deixe de ler o texto e, claro, de responder às variadas questões interpretativas propostas!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Homem-Formiga e a Vespa – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Homem-Formiga e a Vespa – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Homem-Formiga e a Vespa – 6º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Homem-Formiga e a Vespa”
Estreia no dia 5 de julho o mais novo filme da Marvel, “Homem-Formiga e a Vespa”. Em sua segunda aparição nos cinemas, Scott Lang, também conhecido como o super-herói Homem-Formiga, terá uma nova parceira: Hope Van Dyne, a Vespa.
Juntos, eles tentarão encontrar a mãe de Hope, que se perdeu em um universo paralelo – chamado de Reino Quântico – em meio a um experimento científico realizado há 30 anos.
Para concluir a missão, a dupla terá que enfrentar Fantasma. A rival tenta sabotar o resgate usando seus poderes de ficar invisível e de atravessar materiais sólidos, como paredes e pessoas.
A mudança de tamanho é a arma de Vespa e Homem-Formiga contra a inimiga. Enquanto o protagonista consegue ficar pequeno como uma mosca ou grande como um prédio, sua nova parceira só possui a habilidade de diminuir. Para compensar, Vespa tem asas e pode encolher ou aumentar objetos ao seu redor.
Você sabia?
– Essa é a primeira vez em que Vespa e Fantasma aparecem nas telonas. Presentes nos quadrinhos, as duas personagens ainda não haviam participado de um filme da Marvel.
– O filme fez algumas mudanças em relação às HQs. Fantasma, por exemplo, é um homem nos quadrinhos e uma mulher no filme.
Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>.
Questões
Questão 1 – O texto lido é:
a) uma notícia sobre o filme “Homem-Formiga e a Vespa”.
b) um resumo do filme “Homem-Formiga e a Vespa”.
c) um conto baseado no filme “Homem-Formiga e a Vespa”.
d) um artigo de opinião sobre o filme “Homem-Formiga e a Vespa”.
Questão 2 – Tendo em vista a resposta acima, pode-se afirmar que o texto tem a finalidade de:
a) dar uma instrução.
b) fazer uma divulgação.
c) defender uma opinião.
d) informar um acontecimento.
Questão 3 – No texto acima, há:
a) as críticas do autor em relação ao filme “Homem-Formiga e a Vespa”.
b) a narração dos principais fatos do filme “Homem-Formiga e a Vespa”.
c) os comentários do autor sobre o filme “Homem-Formiga e a Vespa”.
d) a transcrição de algumas falas de personagens do filme “Homem-Formiga e a Vespa”.
Questão 4 – Identifique o fato a partir do qual a história do filme se desenrola:
a) O Homem-Formiga e a Vespa terão que enfrentar a Fantasma.
b) O Homem-Formiga e a Vespa mudam de tamanho.
c) A Fantasma tenta atrapalhar o resgate da mãe da Vespa.
d) O Homem-Formiga e a Vespa tentarão encontrar a mãe dela no Reino Quântico.
Questão 5 – Em “A rival tenta sabotar o resgate usando seus poderes […]”, a expressão destacada refere-se:
a) à Hope Van Dyne
b) à Vespa
c) à mãe de Hope
d) à Fantasma
Questão 6 – No trecho “Enquanto o protagonista consegue ficar pequeno como uma mosca […]”, o termo “como” indica:
a) uma condição
b) um exemplo
c) uma conclusão
d) uma comparação
Questão 7 – Segundo o texto “[…] Vespa tem asas e pode encolher ou aumentar objetos ao seu redor.” para compensar outro fato. Aponte-o:
R.
Questão 8 – Em comparação com o filme anterior da Marvel, “Homem-Formiga e a Vespa” só não tem como novidade:
a) a presença do Homem-Formiga.
b) a presença da Vespa.
c) a presença da Fantasma.
d) algumas mudanças em relação às HQs.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.