Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, explora os sinais de pontuação. Ponto final, ponto de exclamação, dois-pontos, reticências, vírgula… Vamos estudá-los? Então, responda às variadas questões baseadas no texto Marcado para bater, escrito por Neusa Sorrenti! Você saberia, por exemplo, colocar as vírgulas em “E a tal fruteira ou melhor ex-fruteira ficou mais remendada, que lona de circo.”? Vamos ao desafio?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Sinais de pontuação – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Sinais de pontuação – 1º ano do ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Sinais de pontuação – 1º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Marcado para bater
Bater era uma palavra cheia de recordações engraçadas.
Ganhei uma bicicleta que era o meu sonho. Foi só subir e bater. Atropelei a placa do jardim da igreja matriz: NÃO APANHE FLORES.
Fiquei um tempo contundido, mancando da perna esquerda, ressabiado. Tentava arranjar um jeito de melhorar a musculatura e meu senso de direção. E o tempo foi passando…
Inventei de praticar halterofilismo, usando umas barras de ferro que encontrei na garagem. Dessa vez faço ginástica sem pagar academia.
Saí do meu quarto com o invento magnífico, que eu havia limpado e fui treinar no quintal, onde havia sombra e água fresca. Não deu outra. Passando pela sala, senti um calafrio. Crás! Fui bater as benditas barras na fruteira antiga de minha mãe, que foi herdada da vovó, que herdou a formosura da peça de uma tia pirracenta…
Nessa tarde ensolarada, só Deus sabe, foi um rosário de lágrimas que não acabava mais. E revirava a casa, procurando a cola, a fita crepe. E a tal fruteira ou melhor ex-fruteira ficou mais remendada que lona de circo.
SORRENTI, N. “Marcado para bater”. Belo Horizonte: Ed.Lê, 1997. p. 4-8. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Em “Bater era uma palavra cheia de recordações engraçadas.”, o ponto final fecha um período que contém:
a) uma oração
b) duas orações
c) três orações
d) nenhuma oração
Questão 2 – No segundo parágrafo do texto, os dois-pontos desempenham o papel de:
a) apresentar uma citação.
b) indicar uma enumeração.
c) introduzir uma explicação.
d) anunciar uma fala do narrador.
Questão 3 – O ponto de exclamação foi usado depois da expressão “Crás!”, cuja pronúncia imita o som de uma batida. Essa expressão é chamada de:
a) hipérbole
b) sinestesia
c) metonímia
d) onomatopeia
Questão 4 – Na passagem “E o tempo foi passando…”, as reticências sinalizam:
a) o encadeamento da ideia.
b) a continuação do fato.
c) a interrupção do pensamento.
d) a interpelação feita pelo narrador.
Questão 5 – Na parte “[…] fui treinar no quintal, onde havia […]”, a vírgula antecede um pronome:
a) indefinido que retoma no “quintal”.
b) pessoal que retoma “no quintal”.
c) relativo que retoma “no quintal”.
d) demonstrativo que retoma “no quintal”.
Questão 6 – Em “Nessa tarde ensolarada, só Deus […]”, a vírgula separa um adjunto adverbial:
a) que indica tempo.
b) que indica lugar.
c) que indica modo.
d) que indica intensidade.
Questão 7 – Na frase “E revirava a casa, procurando a cola […]”, a vírgula antecede um verbo:
a) na forma de particípio.
b) na forma de infinitivo pessoal.
c) na forma de gerúndio.
d) na forma de infinitivo impessoal.
Questão 8 – O último período do texto foi transcrito sem as vírgulas. Assinale a alternativa em que elas foram empregadas corretamente:
a) “E a tal fruteira, ou melhor ex-fruteira ficou mais remendada, que lona de circo.”
b) “E a tal fruteira, ou melhor, ex-fruteira ficou mais remendada que lona de circo.”
c) “E a tal fruteira ou melhor, ex-fruteira, ficou mais remendada que lona de circo.”
d) “E a tal fruteira, ou melhor ex-fruteira, ficou mais remendada que lona de circo.”
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.