Avaliação de língua portuguesa, voltada para estudantes do sétimo ano do ensino fundamental, contendo atividades sobre tipos de sujeito, análise de tirinha, verbos e leitura e interpretação de texto.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Avaliação de português – Tipos de Bullying – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Avaliação de português – Tipos de Bullying – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Avaliação de português – Tipos de Bullying – 7º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Avaliação
Leia a tirinha e responda às questões a seguir.
01)Nas frases – “Preparei toneladas de lasanha…” e “Nós faremos por você!”– temos, respectivamente:
a) sujeito simples e sujeito composto
b) sujeito simples e sujeito indeterminado
c) sujeito oculto e oração sem sujeito.
d) sujeito oculto e sujeito simples.
e) sujeito composto e sujeito simples.
02) De acordo com a tirinha, analise as afirmações:
I.No primeiro quadrinho, a palavra “crash” é uma onomatopeia.
II.No segundo quadrinho há um verbo no modo imperativo.
III. O balão do último quadrinho é de pensamento.
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) I, II e III.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I e III, apenas.
Observe os títulos dos livros e responda à questão a seguir
03) Nos títulos dos livros, temos os verbos – “voltar“, “existir” e “sorrir” – que se classificam, respectivamente, como:
a) transitivo direto, transitivo direto e intransitivo.
b) intransitivo, intransitivo e intransitivo.
c) transitivo direto, intransitivo e transitivo indireto.
d) intransitivo, transitivo indireto e intransitivo.
e) transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo.
Texto para às questões de 04 a 06
Os 8 tipos de bullying
A agressão tem várias formas e nem sempre é evidente. Conheça as diferentes versões do bullying.
1- Físico
Inclui beliscões, socos, chutes, empurrões e afins. Aproximadamente 3% dos mais jovens pelo mundo passam por ele.
2- Verbal
É o mais comum: relatado por 13% dos estudantes. É composto de apelidos, xingamentos e provocações.
3- Escrito
Quando bilhetes, cartas, pichações, cartazes, faixas e desenhos depreciativos são usados para atacar os colegas.
4- Material
Ter seus pertences danificados, furtados ou atirados contra si faz parte da rotina de cerca de 5% das vítimas.
5- Cyberbullying
A agressão se dá por meios digitais, como e-mail, fotos, vídeos e posts e, em pouco tempo, alcança muita gente. Devido à sua rápida disseminação, hoje a ofensa online chega a ser mais impactante nos círculos escolares.
6- Moral
A tática aqui é difamar, intimidar ou caluniar imitando ou usando trejeitos próprios do alvo como armas.
7- Social
Criar rumores, ignorar, fazer pouco caso, excluir ou incentivar a exclusão com objetivo de humilhar estão entre as artimanhas.
8- Psicológico
Todos os tipos têm um componente que afeta a saúde mental, mas aqui se destaca a pressão na psique induzida por diversos meios.
04.Analise as orações abaixo:
I.“A agressão se dá por meios digitais…”
II.”… a ofensa online chega a ser mais impactante nos círculos escolares…”
III.”… A agressão tem várias formas e nem sempre é evidente…”
As orações acima apresentam, respectivamente:
a)sujeito simples, sujeito simples e sujeito simples.
b)sujeito simples, sujeito composto e sujeito simples.
c)sujeito simples, sujeito indeterminado e sujeito composto.
d)sujeito indeterminado, sujeito simples e sujeito simples.
e)sujeito oculto, sujeito simples e sujeito simples.
05.Na oração: “faixas e desenhos depreciativos são usados para atacar os colegas…” a palavra destacada tem sentido de:
a)desvalorizar
b)julgar
c)xingar
d)acalmar
e)atacar
06.Analise as orações abaixo:
I.”… usando trejeitos próprios do alvo como armas…”
II.”… A tática aqui é difamar, intimidar ou caluniar…”
As palavras destacadas significam, respectivamente:
a)falar mal, destrezas manuais, provocar, acusar.
b)destrezas manuais, falar mal,provocar, acusar.
c)acusar, provocar, destrezas manuais, falar mal.
d)provocar, destrezas manuais, acusar, falar mal.
e)destrezas manuais, acusar, falar mal, provocar.
Analise o texto abaixo:
07.No trecho – “…As melhores coisas acontecem naturalmente…” temos:
a)sujeito simples
b)sujeito composto
c)sujeito indeterminado
d)sujeito desinencial
e)oração sem sujeito
08.Na oração acima a palavra “naturalmente” é um advérbio de:
a) modo
b)intensidade
c)tempo
d)lugar
e)negação
Por Rosiane Fernandes
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial
1 comentário
glnibjgiiighgushnbjhbhf muito bom egrjgsnvifuvnfiuvnzdfbgb sem palavras jfkdsjcuhufj