Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, explora as conjunções. Que tal analisar o funcionamento delas no texto O potencial de ecoturismo em Lages? Você saberia dizer, por exemplo, o que a conjunção adversativa “Porém” introduz na frase “Porém, não há ainda um aproveitamento de todo potencial turístico relacionado […]”? Um contraste, uma ressalva ou uma compensação? Vamos responder?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções – 8º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O potencial de ecoturismo em Lages
Lages é conhecida pela sua festa anual de pinhões. As sementes da Araucária são apreciadas não apenas pelos visitantes da festa de pinhões, mas também pela população de charões, sendo o principal motivo da maior concentração dos charões no município. ____________, a araucária representa um recurso de grande potencial econômico e importância ecológica para os municípios da região serrana de Santa Catarina. Porém, não há ainda um aproveitamento de todo potencial turístico relacionado, direta ou indiretamente, à população de araucárias da região. […]
Maria Tereza Jorge Pádua. Disponível em: <http://www.oeco.org.br>.
Questões
Questão 1 – Observe atentamente esta passagem. Em seguida, sublinhe a conjunção que desempenha a função de unir ideias que se complementam:
As sementes da Araucária são apreciadas não apenas pelos visitantes da festa de pinhões, mas também pela população de charões […]
Questão 2 – A fim de estabelecer a relação de conclusão, o espaço deve ser completado com:
( ) a conjunção “Embora”.
( ) a conjunção “Porquanto”.
( ) a conjunção “Portanto”.
Questão 3 – No trecho “Porém, não há ainda um aproveitamento de todo potencial turístico relacionado […]”, a conjunção adversativa destacada introduz:
( ) um contraste
( ) uma ressalva
( ) uma compensação
Questão 4 – Assinale a frase em que a conjunção foi corretamente empregada:
( ) Os charões concentram-se em Lages porque apreciam as sementes da Araucária.
( ) Os charões concentram-se em Lages por que apreciam as sementes da Araucária.
( ) Os charões concentram-se em Lages porquê apreciam as sementes da Araucária.
Questão 5 – No segmento “[…] direta ou indiretamente, à população de araucárias da região.”, a conjunção grifada é:
( ) aditiva
( ) explicativa
( ) alternativa
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.