Atividade de interpretação, dirigida aos alunos do nono ano, do texto Xingu. O texto nos conta a história do filme “Xingu” e o avalia também. Para o autor, “é um filme que vale a pena ser conferido”. Quer saber mais sobre essa produção cinematográfica? Então, leia o texto e, na sequência, mergulhe em seu conteúdo, respondendo às questões interpretativas propostas!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português:
- Word: Interpretação de texto: Filme Xingu – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Filme Xingu – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Filme Xingu – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Xingu
Ao sair da sala de cinema, a primeira coisa que me veio à mente foi: “Realmente é uma história que precisava ser contada”. Mais um pouco foi acrescentado na minha autovisão como brasileiro e no meu entendimento de como a história se desdobrou, de fato, fora dos livros escolares.
Como todo filme deve ser, fui levado para uma breve viagem que nos apresenta os irmãos Villas-Bôas: Cláudio, Orlando e Leonardo. O desejo de ação e aventura ao entrarem para a expedição de exploração do interior do país acabou por levá-los a uma dura vida, emaranhada por intrigas políticas e abnegação em favor dos índios, mas que acabou por culminar em uma vitória irrevogável: a criação do Parque Nacional do Xingu.
Cao Hamburguer (O ano em que meus pais saíram de férias) percebeu esse peso dramático, importante para a história, ao afastar as suas lentes de um possível filme-documentário. Sua câmera procura as expressões, os sentimentos. Xingu é um filme sobre pessoas, sobre histórias que se entrelaçam e ajudam juntas a contar a história do nosso país. […]
A produção como um todo agrada. E muito. As locações, fotografia, trilha… Tudo parece cooperar para que a bela história seja contada. […] Muitas armadilhas foram evitadas, e uma história que se estende por anos foi contada com uma concisão ímpar.
Enfim, é um filme que vale a pena ser conferido. […]
FERREIRA, Rodrigo. Disponível em: <http://www.kritz.com.br/filme/xingu/>.
Questões
Questão 1 – O texto lido é:
a) um editorial
b) uma resenha
c) uma crônica
d) um artigo de opinião
Questão 2 – A voz do autor do texto se faz explicitamente presente na frase:
a) “Ao sair da sala de cinema, a primeira coisa que me veio à mente foi […]”
b) “Sua câmera procura as expressões, os sentimentos.”
c) “Xingu é um filme sobre pessoas, sobre histórias que se entrelaçam […]”
d) “Muitas armadilhas foram evitadas […]”
Questão 3 – No segundo período do texto, o autor:
a) compara o filme “Xingu” com outros.
b) conta a história do filme “Xingu”.
c) avalia o filme “Xingu”.
d) explica a criação do Parque Nacional do Xingu.
Questão 4 – No segmento “[…] mas que acabou por culminar em uma vitória irrevogável […]”, a conjunção “mas” introduz:
a) a causa de um fato.
b) a finalidade de um fato.
c) a consequência de um fato.
d) a compensação de um fato.
Questão 5 – No trecho “A produção como um todo agrada. E muito.”, o termo “muito” exprime:
a) comparação
b) modo
c) intensidade
d) tempo
Questão 6 – O adjetivo “bela” caracteriza:
a) a produção do filme.
b) a fotografia do filme.
c) a trilha do filme.
d) a história do filme.
Questão 7 – Na passagem “Enfim, é um filme que vale a pena ser conferido.”, pode-se inferir que o autor busca:
a) informar o leitor.
b) instruir o leitor.
c) entreter o leitor.
d) convencer o leitor.
Questão 8 – Identifique os referentes dos termos sublinhados a seguir:
a) “[…] acabou por levá-los a uma dura vida […]”
b) “[…] ao afastar as suas lentes de um possível filme-documentário.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.