Atividade de português, voltada aos alunos do nono anodo ensino fundamental, visa ao estudo do aposto. Você sabe o papel que ele desempenha no texto? Caracterizar, explicar ou complementar um termo? Ficou na dúvida? Então, não deixe de responder às questões propostas com base no texto sobre os aerossóis! Eles são vilões ou mocinhos? Descubra!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Estudo do aposto – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Estudo do aposto – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Estudo do aposto – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Reduzir a poluição causada pelos aerossóis – partículas em suspensão na atmosfera, compostas principalmente por fuligem e enxofre – pode virar um enorme tiro pela culatra.
Estudo de pesquisadores britânicos e alemães revelou que os aerossóis, na verdade, seguravam o aquecimento global. Isso porque eles rebatem a luz solar para o espaço, estimulando a formação de nuvens (que também funcionam como barreiras para a energia do sol).
Ainda é difícil quantificar a influência exata dos aerossóis nesse processo todo, mas as estimativas mais otimistas indicam que, sem eles, a temperatura global poderia subir 4º C até 2100 – as pessimistas falam em um aumento de até 10º, o que nos colocaria “dentro” de uma churrasqueira. Como os aerossóis podem causar doenças respiratórias, o único jeito de lutar contra a alta dos termômetros é diminuir as emissões de gás carbônico, o verdadeiro vilão da história.
“Superinteressante”, dez. 2005, p.16.
Questões
Questão 1 – No primeiro parágrafo, a parte nos travessões é um aposto porque:
( ) caracteriza o termo “aerossóis”.
( ) explica o termo “aerossóis”.
( ) complementa o termo “aerossóis”.
Questão 2 – Identifique o termo que funciona como núcleo do aposto na questão anterior:
( ) o substantivo “partículas”.
( ) o substantivo “suspensão”.
( ) o substantivo “atmosfera”.
Questão 3 – Na indicação do aposto acima, os travessões não poderiam ser substituídos por:
( ) parênteses.
( ) aspas.
( ) vírgulas.
Questão 4 – O aposto “[…] o verdadeiro vilão da história.” tem como referente:
( ) “o aquecimento global”.
( ) “o espaço”.
( ) “gás carbônico”.
Questão 5 – O aposto desempenha na oração:
( ) uma função essencial.
( ) uma função complementar.
( ) uma função secundária.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.