Atividade de interpretação de texto, desenvolvida para estudantes do quarto e quinto ano do ensino fundamental, com leitura e interpretação de poema. A atividade propõe pesquisas e aulas práticas.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Interpretação de poema sobre desperdício – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de poema sobre desperdício – 4º ou 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de poema sobre desperdício – 4º ou 5º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Desperdício
Alô, alô garotada
Prestem muita atenção!
Para evitar o desperdício
Vou ensinar uma lição!
Mas antes
vou falar um pouco
da nossa situação.
Cerca de 13 milhões de pessoas,
que vivem em nossa nação
passam fome e muita sede
e sofrem de desnutrição.
Que curioso vejam vocês
que 30% da produção agrícola
no nosso país cultivada
é toda desperdiçada.
E lhes digo com tristeza e muito sofrimento
que esse fato deixa o Brasil
entre os dez países
que mais desperdiçam alimento.
Por isso comece em casa
e aprenda uma lição
aproveite por completo
a comida que no prato colocar
o suco que for beber
e a água que for tomar
E a comida que sobrou de ontem
para a panela deve voltar
fala para a mamãe e o papai
tudo reaproveitar
Agindo corretamente
com consciência e dedicação
vamos ajudar a diminuir
a fome da nossa nação.
Por Rosiane Fernandes Silva
Questões
1.Qual é o gênero textual acima?
R.
2.Quantas estrofes há no texto?
R.
3.Quantos versos?
R.
4.Tem rimas no texto? Transcreva dois pares de rimas.
R.
5.Qual é o assunto abordado no texto?
R.
6.Procure no dicionário o significado da palavra desperdício.
R.
7.De acordo com o texto, 13 milhões de brasileiros passam fome , sede e sofrem de desnutrição. Responda como o problema da fome poderia ser resolvido em nosso país?
R.
8.De acordo com o texto, qual é a colocação do nosso país no “ranking” dos países que desperdiçam alimentos?
R.
9.Muitos dizem que apenas uma pessoa não pode resolver os problemas do mundo, porém não podemos pensar dessa forma, porque a mudança deve começar dentro da nossa casa. Quais lições você aprendeu após a leitura das três últimas estrofes do texto? Explique.
R.
10.Na sua casa não há desperdício de alimentos ou alguém sempre deixa um pouco de comida no prato após as refeições?
R.
11.Faça uma pesquisa na escola para saber quanto de alimento é desperdiçado por dia pelos estudantes. Peça ajuda para seu professor de Matemática para que seja calculado por mês esse desperdício. Em seguida, elabore gráficos e espalhe pela escola como forma de conscientizar todos.
R.
12.Elabore um panfleto com índices que mostram a situação do nosso país no quesito desperdício de alimentos. Aponte soluções para a solução do problema. Elabore um caderno de receitas sustentáveis.
13.Toda a turma deverá promover o dia da consciência sustentável. Nesse dia a turma deverá apresentar pratos com alimentos sustentáveis, entregar os livros de receitas e entregar os panfletos também.
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial
1 comentário
A atividade está sem as respostas. Acessei no link e não está.
Verificar e corrigir.
Abraços.