Atividade de português, dirigida aos alunos do primeiro ano do ensino médio, propõe o estudo dos termos acessórios da oração. São eles: adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto. Vamos entender o funcionamento deles no texto Quem vai salvar a vida? Então, responda às variadas questões aqui presentes!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Estudo dos termos acessórios da oração – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Estudo dos termos acessórios da oração – 1º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Estudo dos termos acessórios da oração – 1º ano do ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Termos acessórios da oração
Adjunto adnominal, Adjunto adverbial e Aposto
Leia:
Quem vai salvar a vida
(…) No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.
Eu então perguntei:
– Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?
– Pegar a sujeira? – ele perguntou.
– Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua…
– Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso mesmo!
– Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você levasse seu cachorro pra sujar a casa dos outros. Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças pequenas que andam na rua e sujam os pés?
Meu pai me olhou torto, torto.
E foi embora.
Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (…).
Ruth Rocha. “Quem vai salvar a vida?”. São Paulo, FDT, 2009.
Questões
Questão 1 – Identifique a expressão que funciona como adjunto adnominal no título do texto:
a) “Quem”
b) “vai salvar”
c) “a”
d) “vida”
Questão 2 – O adjunto adnominal sublinhado caracteriza o substantivo no fragmento:
a) “– Ora, ora – meu pai respondeu – […]”
b) “A rua é de todos!”
c) “Não vê que tem crianças pequenas […]”
d) “[…] eu vi que ele tinha um saquinho […]”
Questão 3 – No início do texto, o adjunto adverbial “No dia seguinte” exprime:
a) lugar
b) causa
c) finalidade
d) tempo
Questão 4 – O adjunto adverbial “No dia seguinte” modifica o sentido do verbo:
a) do verbo “era”.
b) do verbo “pegou”.
c) da locução “ia saindo”.
d) do verbo “passear”.
Questão 5 – Na passagem “Meu pai me olhou torto, torto.”, o adjunto adverbial “torto” indica:
a) o tempo com que o pai olhou.
b) o modo com que o pai olhou.
c) o lugar em que o pai olhou.
d) o meio com que o pai olhou.
Questão 6 – Analise atentamente as frases. Em seguida, aponte aquela em que o termo “que” é um adjunto adverbial de intensidade:
a) “– Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?”
b) “– Pai, que absurdo!”
c) “Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra casa?”
d) “[…] eu vi que ele tinha um saquinho […]”
Questão 7 – No trecho “[…] meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo […]”, a parte destacada funciona sintaticamente como aposto porque:
a) explica o termo anterior.
b) complementa o termo anterior.
c) substitui o termo anterior.
d) determina o termo anterior.
Questão 8 – Um termo é acessório quando:
a) desempenha papel essencial na oração.
b) desempenha papel complementar na oração.
c) desempenha papel secundário na oração.
d) não pertence à estrutura da oração.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.