Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, propõe o estudo da conjunções adversativas. Você sabia que elas podem indicar um contraste de ideias, uma ressalva ou uma compensação? Vamos aprender? As questões baseiam-se no texto Sapateiros têm dificuldades para exercer profissão.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções adversativas – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções adversativas – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções adversativas – 8º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Sapateiros têm dificuldades para exercer profissão
Os sapateiros atuais não são mais aqueles que fabricam calçados, mas sim consertam.
A profissão de sapateiro, como fabricante de sapatos, está praticamente extinta. O sapato sob medida, entretanto, passou a ser coisa do passado. Mesmo assim, encontramos alguns remanescentes dessa técnica pelo caminho. A razão dessa extinção se dá pela industrialização e produção em série, que tomaram conta do mercado. Nesse caso, as pessoas não fazem mais sapatos personalizados, _________ compram prontos nas lojas.
Disponível em: <http://ctonline.com.br/noticias_leitura>.
Questões
Questão 1 – Identifique a frase que contém uma conjunção adversativa. Em seguida, grife-a:
( ) “A profissão de sapateiro, como fabricante de sapatos, está praticamente extinta.”
( ) “O sapato sob medida, entretanto, passou a ser coisa do passado.”
( ) “A razão dessa extinção se dá pela industrialização e produção em série […]”
Questão 2 – A conjunção adversativa, assinalada na questão anterior, indica:
( ) um contraste de ideias criado por quem escreveu o texto.
( ) uma ressalva feita por quem escreveu o texto.
( ) uma compensação apresentada por quem escreveu o texto.
Questão 3 – No período “Mesmo assim, encontramos alguns remanescentes dessa técnica pelo caminho.”, a locução em destaque poderia ser substituída por:
( ) Além disso
( ) Por conseguinte
( ) Apesar disso
Questão 4 – O espaço, sinalizado no texto, deve ser preenchido com uma conjunção adversativa. Identifique-a:
( ) “mas”
( ) “pois”
( ) “por isso”
Questão 5 – No último período do texto, a conjunção identificada acima une:
( ) termos de uma mesma oração.
( ) duas orações.
( ) três orações.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.