Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano, sobre o adjunto adverbial de tempo. Vamos estudar aquelas palavras que indicam o tempo dos acontecimentos? As questões propostas baseiam-se no texto que nos conta os fatos que marcaram a vida do poeta e escritor dinamarquês, Hans Christian Andersen. Vale acrescentar que os estudantes são chamados, também, a escrever por extenso os numerais que compõem os adjuntos adverbiais de tempo! Trata-se de um tipo de escrita que costuma gerar dúvidas, não é verdade? Vamos praticar?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Adjunto adverbial de tempo – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Adjunto adverbial de tempo – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Adjunto adverbial de tempo – 7º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Poeta e escritor dinamarquês – Hans Christian Andersen
Hans Christian Andersen era filho de um sapateiro e sua família morava num único quarto. Apesar das dificuldades, ele aprendeu a ler desde muito cedo e adorava ouvir histórias.
Em 1816, seu pai morreu e ele, com apenas 11 anos, precisou abandonar a escola, mas já demonstrava aptidão para o teatro e a literatura. Aos 14 anos, Andersen foi para Copenhague, onde conheceu o diretor do Teatro Real, Jonas Collin. Andersen trabalhou como ator e bailarino, além de escrever algumas peças.
Em 1828, entrou na Universidade de Copenhague e já publicava diversos livros, mas só alcançou o reconhecimento internacional em 1835, quando lançou o romance “O Improvisador”.
Disponível em: <https://educacao.uol.com.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – O adjunto adverbial de tempo “Em 1816” aponta para dois fatos que aconteceram na vida do poeta e escritor dinamarquês, Hans Christian Andersen. Identifique-os:
R.
Questão 2 – No trecho “Aos 14 anos, Andersen foi para Copenhague […]”, o numeral que compõe o adjunto adverbial de tempo deve ser escrito da seguinte forma:
( ) catorze
( ) quatorze
( ) as duas formas anteriores estão corretas.
Questão 3 – Aponte o adjunto adverbial que indica quando Andersen lançou “O improvisador”:
( ) “Em 1816”
( ) “Em 1828”
( ) “em 1835”
Questão 4 – Escreva por extenso os adjuntos adverbiais de tempo presentes na questão acima:
R.
Questão 5 – Na frase “Em 1828, entrou na Universidade de Copenhague e já publicava diversos livros […]”, a adjunto adverbial em destaque modifica o sentido de:
( ) de adjetivos.
( ) de verbos.
( ) de advérbios.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.