Início Atividades Interpretação de texto: Papel feito de pedra – 8º ano

Interpretação de texto: Papel feito de pedra – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação, dirigida aos alunos do oitavo ano, do texto sobre o papel feito de pedra. Você já ouvir falar dele? Não? Quer conhecer esse produto que é amigo do meio ambiente? Então, não deixe de ler o texto e de responder às questões interpretativas!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Menos árvores derrubadas?

    Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo todos os anos para produzir papéis, seja para fazer livros ou até mesmo para higiene pessoal, entre outras utilidades. Embora a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares, ainda não há indicativos sólidos de mudanças nessa indústria. A solução então é repensar o modo como se produz o papel.

    Ao pensar nisso, a companhia italiana Ogami resolveu inovar completamente e criou um papel feito de pedra. Tecnicamente, ele é feito de carbonato de cálcio, um subproduto natural do calcário. O Repap (papel de trás para frente, em inglês) também é à prova d’água, e pode até mesmo ser limpo.

    As vantagens do Repap não param na redução da derrubada de árvores: o processo de produção do papel de pedra dispensa água. Naturalmente branco, o produto também evita os fortes ácidos utilizados para o branqueamento. Tudo isto significa que a poluição associada à fabricação do papel normal pode ser evitada.

    Também é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia que a reciclagem normalmente usa. O material não tem capacidade de ser transformado em papel novo, mas pode ser reciclado em produtos feitos de plástico, como vasos de flores e bolsas.

Disponível <http://www.ecodesenvolvimento.org>.

 

Questões 

Questão 1 – O texto atende ao propósito de noticiar que:

a) “Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo todos os anos para produzir papéis […]”

b) “[…] a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares […]”

c) “[…] a companhia Ogami resolveu inovar completamente e criou um papel feito de pedra.”

d) “[…] é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia.”

 

Questão 2 – Releia o primeiro parágrafo com atenção. Em seguida, assinale a passagem em que se expõe uma tese:

a) “Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo … para fazer livros ou até mesmo […]”

b) “[…] a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares […]”

c) “[…] ainda não há indicativos sólidos de mudanças nessa indústria.”

d) “A solução então é repensar o modo como se produz o papel.”

 

Questão 3 – O texto apresenta tecnicamente o elemento utilizado na fabricação do papel feito de pedra, em:

a) “[…] é feito de carbonato de cálcio, um subproduto natural do calcário.”

b) “[…] é à prova d’água, e pode até mesmo ser limpo.”

c) “Naturalmente branco […]”

d) “Também é fácil de reciclar […]”

 

Questão 4 – Segundo o texto, as vantagens da fabricação do papel de pedra vão muito além da redução da derrubada de árvores. Assinale a alternativa que não contém uma dessas vantagens:

a) “[…] o processo de produção do papel de pedra dispensa água.”

b) “[…] o produto também evita os fortes ácidos utilizados para o branqueamento.”

c) “Também é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia […]”

d) “[…] tem capacidade de ser transformado em papel novo […]”

 

Questão 5 – Em “O Repap (papel de trás para frente, em inglês), o trecho nos parênteses:

a) define o Repap.

b) critica o Repap.

c) elogia o Repap.

d) destaca o Repap.

 

Questão 6 – No último período do texto, a conjunção “mas” introduz:

a) uma conclusão

b) uma compensação

c) uma ressalva

d) uma oposição

 

Questão 7 – Na frase “[…] como vasos de flores e bolsas.”, o termo “como” anuncia:

a) uma condição

b) uma comparação

c) uma exemplificação

d) uma observação

 

Questão 8 – O texto foi escrito em uma linguagem predominantemente:

a) técnica

b) coloquial

c) científica

d) formal

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

2 comentários

Ivonete de Andrade Ferreira 23 de maio - 16:59

Gosto muito das atividades de vocês,parabéns!

Responder
Equipe Acessaber 25 de maio - 9:35

Olá!
Muito obrigada!
Ficamos felizes em saber que estamos ajudando.

Responder

Deixe um Comentário