Atividade de interpretação, dirigida aos alunos do oitavo ano, do texto sobre o papel feito de pedra. Você já ouvir falar dele? Não? Quer conhecer esse produto que é amigo do meio ambiente? Então, não deixe de ler o texto e de responder às questões interpretativas!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Papel feito de pedra – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Papel feito de pedra – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Papel feito de pedra – 8º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Menos árvores derrubadas?
Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo todos os anos para produzir papéis, seja para fazer livros ou até mesmo para higiene pessoal, entre outras utilidades. Embora a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares, ainda não há indicativos sólidos de mudanças nessa indústria. A solução então é repensar o modo como se produz o papel.
Ao pensar nisso, a companhia italiana Ogami resolveu inovar completamente e criou um papel feito de pedra. Tecnicamente, ele é feito de carbonato de cálcio, um subproduto natural do calcário. O Repap (papel de trás para frente, em inglês) também é à prova d’água, e pode até mesmo ser limpo.
As vantagens do Repap não param na redução da derrubada de árvores: o processo de produção do papel de pedra dispensa água. Naturalmente branco, o produto também evita os fortes ácidos utilizados para o branqueamento. Tudo isto significa que a poluição associada à fabricação do papel normal pode ser evitada.
Também é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia que a reciclagem normalmente usa. O material não tem capacidade de ser transformado em papel novo, mas pode ser reciclado em produtos feitos de plástico, como vasos de flores e bolsas.
Disponível <http://www.ecodesenvolvimento.org>.
Questões
Questão 1 – O texto atende ao propósito de noticiar que:
a) “Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo todos os anos para produzir papéis […]”
b) “[…] a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares […]”
c) “[…] a companhia Ogami resolveu inovar completamente e criou um papel feito de pedra.”
d) “[…] é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia.”
Questão 2 – Releia o primeiro parágrafo com atenção. Em seguida, assinale a passagem em que se expõe uma tese:
a) “Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo … para fazer livros ou até mesmo […]”
b) “[…] a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares […]”
c) “[…] ainda não há indicativos sólidos de mudanças nessa indústria.”
d) “A solução então é repensar o modo como se produz o papel.”
Questão 3 – O texto apresenta tecnicamente o elemento utilizado na fabricação do papel feito de pedra, em:
a) “[…] é feito de carbonato de cálcio, um subproduto natural do calcário.”
b) “[…] é à prova d’água, e pode até mesmo ser limpo.”
c) “Naturalmente branco […]”
d) “Também é fácil de reciclar […]”
Questão 4 – Segundo o texto, as vantagens da fabricação do papel de pedra vão muito além da redução da derrubada de árvores. Assinale a alternativa que não contém uma dessas vantagens:
a) “[…] o processo de produção do papel de pedra dispensa água.”
b) “[…] o produto também evita os fortes ácidos utilizados para o branqueamento.”
c) “Também é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia […]”
d) “[…] tem capacidade de ser transformado em papel novo […]”
Questão 5 – Em “O Repap (papel de trás para frente, em inglês), o trecho nos parênteses:
a) define o Repap.
b) critica o Repap.
c) elogia o Repap.
d) destaca o Repap.
Questão 6 – No último período do texto, a conjunção “mas” introduz:
a) uma conclusão
b) uma compensação
c) uma ressalva
d) uma oposição
Questão 7 – Na frase “[…] como vasos de flores e bolsas.”, o termo “como” anuncia:
a) uma condição
b) uma comparação
c) uma exemplificação
d) uma observação
Questão 8 – O texto foi escrito em uma linguagem predominantemente:
a) técnica
b) coloquial
c) científica
d) formal
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
As respostas estão no link acima do cabeçalho.
2 comentários
Gosto muito das atividades de vocês,parabéns!
Olá!
Muito obrigada!
Ficamos felizes em saber que estamos ajudando.