Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do oitavo ano, do texto sobre o frevo. Venham conhecer mais sobre essa tradição pernambucana e aprimorar as suas habilidades interpretativas! Vamos lá?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Frevo – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Frevo – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Frevo – 8º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Frevo ganha título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO
O frevo, ritmo musical e de dança do carnaval pernambucano, ganhou […] o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Dentre as razões para a escolha estão as cadeias de sociabilidade e diálogo, originárias dessa dança, geradas por jovens e que implicam formas criativas de interagir na dinâmica social e em suas releituras consequentes — como, por exemplo, o uso da arte do frevo em peças de teatro e na dança moderna.
Além disso, o ritmo contribui para o respeito à diversidade cultural e a criatividade humana por ser formado pela mistura música, dança, capoeira, artesanato, entre outros. […].
O frevo surgiu no final do século XIX em Olinda e Recife, como uma forma de expressão popular nessas cidades. Desde 2007, tem o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. A proposta de inscrição na UNESCO do ritmo, único candidato brasileiro na seleção, foi realizada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Outras 35 candidaturas foram feitas para ingressar na lista de patrimônio, como o canto budista de Ladakh (Índia), o trançado tradicional de chapéus de palha (Equador) e a luteria tradicional de violinos em Cremona (Itália). Segundo a UNESCO, o Patrimônio Cultural Imaterial refere-se a práticas e expressões transmitidas de geração em geração tais como tradições orais, artes performáticas, práticas sociais, rituais e eventos festivos. […]
Disponível em: <http://www.onu.org.br>.
Questões
Questão 1 – O texto acima atende ao propósito de:
a) entreter o leitor.
b) informar o leitor.
c) formar uma opinião no leitor.
d) instruir o leitor.
Questão 2 – Releia o primeiro parágrafo do texto. Em seguida, identifique o trecho que contém a definição do “frevo”:
R.
Questão 3 – O texto foi escrito porque o frevo:
a) ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
b) ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
c) foi o único candidato brasileiro com proposta de inscrição na UNESCO.
d) é uma forma de expressão popular em Olinda e Recife.
Questão 4 – O texto apresenta os dois fatos que levaram o frevo à conquista do título, concedido pela UNESCO. Assinale-os:
a) “[…] as cadeias de sociabilidade e diálogo, originárias dessa dança […]”
b) “[…] o ritmo contribui para o respeito à diversidade cultural e a criatividade humana […]”
c) “O frevo surgiu no final do século XIX em Olinda e Recife […]”
d) “A proposta de inscrição na UNESCO do ritmo […]”
Questão 5 – Segundo o texto, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) concede o Patrimônio Cultural Imaterial a:
R.
Questão 6 – No trecho “Além disso, o ritmo contribui para o respeito […]”, a expressão em destaque indica:
a) a conclusão de ideias.
b) o contraste de ideias.
c) a soma de ideias.
d) a explicação de ideias.
Questão 7 – Na passagem “[…] por ser formado pela mistura música, dança, capoeira, artesanato, entre outros.”, o termo “por” introduz:
a) uma ressalva
b) uma comparação
c) uma condição
d) um motivo
Questão 8 – No segmento “O frevo surgiu no final do século XIX […]”, a parte sublinhada exprime a noção de:
a) tempo
b) lugar
c) modo
d) finalidade
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.