Atividade de interpretação, dirigida aos alunos do sexto ano, visa ao estudo do texto O Príncipe que bocejava. Ficou curioso (a) para conhecer essa história? Então, leia o texto e, em seguida, faça a atividade de interpretação! Há várias questões! Vamos lá?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: O príncipe que bocejava – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O príncipe que bocejava – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O príncipe que bocejava – 6º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O Príncipe que bocejava
Em um reino longe daqui, havia um príncipe que tinha se preparado a vida inteira para ser rei. Quando criança, aprendeu que não podia se esconder atrás da cortina ou andar de skate e de patins pelos corredores. Ele deveria ter bons modos à mesa, saber dançar, cavalgar, jogar golfe e fazer ginástica. Teve de decorar a história de seu país e a geografia do mundo. Cresceu um príncipe encantador, daqueles com que toda princesa quer casar.
Mas acontece que toda vez que ele conversava com uma princesa, começava a bocejar. Era inevitável! E ele, sempre tão gentil, acabava sendo tomado por esse hábito desagradável. Todo o reino só falava disso. Só que o coitado tinha lá suas razões: as princesas só sabiam falar de roupas, cabeleireiro, dieta, chapéu… Não tem homem que não boceje com um papo desses! Então, o príncipe decide mudar o visual e viajar sem ser reconhecido. E não é que num trem ele conhece uma moça, começa a conversar sobre livros e não boceja uma vez só? Que segredo tinha esse papo?
Isso você pode descobrir no livro O Príncipe que Bocejava, mais um título de Ana Maria Machado […]. Com bonitas ilustrações de Taline Schubach, vale a pena tentar descobrir qual era o segredo dessa moça.
Aryane Cararo. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/blogs/estadinho/>.
Questões
Questão 1 – O título do texto acima é também o título:
a) de uma lenda
b) de um livro
c) de uma notícia
d) de um conto
Questão 2 – O príncipe preparou-se a vida inteira para ser rei. Por isso, ele tinha obrigações desde a infância. Identifique-as:
R.
Questão 3 – Aponte o que era proibido ao príncipe desde a infância:
R.
Questão 4 – Com o passar do tempo, o príncipe tornou-se encantador, o sonho de todas as princesas. Porém, quando conversava com elas, ele sempre começava a bocejar. Por quê?
R.
Questão 5 – O que o príncipe fez para resolver o problema do bocejo?
R.
Questão 6 – De acordo com o texto, o príncipe conseguiu resolver o problema que o atormentava. De que modo?
R.
Questão 7 – Na passagem “Isso você pode descobrir no livro O Príncipe que Bocejava […]”, o pronome “isso” refere-se:
R.
Questão 8 – O autor ou a autora do texto lido é:
a) O príncipe
b) Ana Maria Machado
c) Taline Schubach
d) Aryane Cararo
Questão 9 – A pessoa que escreveu o texto expõe uma opinião em:
a) “Cresceu um príncipe encantador, daqueles com que toda princesa quer casar.”
b) “Era inevitável!”
c) “Todo o reino só falava disso.”
d) “Com bonitas ilustrações de Taline Schubach, vale a pena tentar descobrir qual era […]”
Questão 10 – O texto foi escrito principalmente em uma linguagem:
a) formal
b) informal
c) regional
d) científica
Questão 11 – Por que a palavra skate aparece em itálico no texto?
R.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
eu tenho certeza que vou comprar esse livro !!
Olá, Alex!
Alegra-nos demais o seu interesse no livro “O príncipe que bocejava”! É muito gratificante saber que estamos contribuindo também para incentivar a leitura!
Agradecemos a sua presença!
Volte sempre ao “Acessaber”!
Denyse