Início Atividades Interpretação de texto: Locomotiva 4960 – 8º ano

Interpretação de texto: Locomotiva 4960 – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre a Locomotiva 4960. Você já ouviu falar dessa Maria Fumaça localizada nos Estados Unidos? A notícia nos revela uma curiosidade sobre ela! Vamos descobrir? Então, leia o texto e responda às questões interpretativas!

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Maria Fumaça é movida a óleo de fritura usado

    A Locomotiva 4960 – famosa Maria Fumaça dos EUA que faz passeios turísticos pelo Grand Canyon – já é uma idosa de 90 anos, mas não foi por isso que ela se aposentou em 2008: o trem estava poluindo em excesso o meio ambiente e, por isso, teve que parar de circular há cerca de cinco anos.

    A notícia entristeceu os turistas, que pensaram que nunca mais teriam a chance de andar na famosa Maria Fumaça 4960, mas eis que a locomotiva ressuscitou graças ao óleo de cozinha que sua mãe usa em casa para fritar batatinhas. Dá para acreditar? Pesquisadores dos EUA desenvolveram uma técnica que utiliza o óleo de cozinha usado como combustível para movimentar o trem, que pesa mais de 100 toneladas.

    Além de não poluir o meio ambiente, o combustível inusitado ajuda a resolver outro problema ambiental bastante grave: o descarte incorreto de óleo de cozinha usado. Muita gente tem o (péssimo) hábito de jogar o resíduo pelo ralo da cozinha, mas essa atitude faz muito mal à natureza. Um litro de óleo jogado pela pia polui 25 mil litros de água. Olha só o tamanho do estrago… O ideal é encaminhar esse resíduo para reciclagem ou, então, usá-lo para colocar a Maria Fumaça 4960 para funcionar, como fizeram os pesquisadores dos EUA.

Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é do gênero:

a) notícia

b) conto

c) propaganda

d) crônica

 

Questão 2 – Leia atentamente as alternativas. Em seguida, assinale aquela que contém o assunto do texto:

a) Os passeios turísticos realizados pela Locomotiva 4960.

b) A aposentadoria da famosa Maria Fumaça dos EUA.

c) A Maria Fumaça 4960 movida a óleo de cozinha reutilizado.

d) A reciclagem de resíduos.

 

Questão 3 – De acordo com o texto, a famosa Locomotiva 4960 parou de circular pelo Grand Canyon no ano de 2008. Por quê?

R:

 

Questão 4 – Depois de cinco anos, a famosa Maria Fumaça norte-americana voltou a circular. O que motivou esse fato?

R:

 

Questão 5 – “[…] mas essa atitude faz muito mal à natureza”. A que atitude o texto se refere?

R:

 

Questão 6 – O adjetivo sublinhado representa uma opinião do autor na frase:

a) “[…] a chance de andar na famosa Maria Fumaça 4960 […]”

b) “[…] ajuda a resolver outro problema ambiental bastante grave […]”

c) “[…] o descarte incorreto de óleo de cozinha usado.”

d) “Muita gente tem o (péssimo) hábito de jogar o resíduo pelo ralo da cozinha […]”

 

Questão 7 – Na passagem “[…] teve que parar de circular há cerca de cinco anos.”, a locução em destaque exprime:

a) um conselho

b) um pedido

c) um desejo

d) uma obrigação

 

Questão 8 – No primeiro parágrafo, o travessão duplo indica a inserção de:

a) uma exemplificação

b) uma explicação

c) uma comparação

d) uma opinião

 

Questão 9 – No trecho “Olha só o tamanho do estrago…”, o verbo sublinhado foi empregado em uma linguagem:

a) informal

b) técnica

c) formal

d) regional

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário