Atividade de português, focadas nos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, orienta o estudo dos modos do verbo (indicativo, subjuntivo e imperativo). Sabe diferenciá-los? Sabe as ideias que eles exprimem? Vamos entender? As variadas questões baseiam-se no texto Amigo-secreto, escrito por Regina Chamlian.
Você pode baixar esta atividade em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Modos do verbo – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Modos do verbo – 7º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Modos do verbo – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O amigo-secreto
A turma reuniu-se na sala enfeitada.
Martinha carregava um pacote enorme, cheio de laços, Suzana e Antônio conversavam animados. Mariana pediu para Juju começar a brincadeira. Cada um devia explicar antes por que escolhera o presente para seu amigo-secreto.
Quando Juju terminou de falar, um tênis, que mais parecia uma nave especial, foi parar nas mãos de Felipe. Este contou por que comprou o CD importado para o Luís. Que explicou por que escolheu a bermuda de surfista para o Bruno.
– Bruno, a turma gritou. – agora é você!
Bruno pôs-se a falar:
Bom, pessoal, é o seguinte: na primeira semana de dezembro, já tarde da noite, lá em casa, ouvimos um grito de filme de terror.
Todo mundo saltou da cama: “O que foi?”
Minha mãe apontou, soluçando: “A Ge-la-dei-ra! Ela que-brou!” […] “Precisamos comprar uma nova imediatamente”.
“E o presente do amigo-secreto”, minha irmã lembrou mais que depressa.
“Bolem um presente criativo e que não custe nada”, falou meu pai.
– Foi aí que eu tive a ideia – continuou Bruno, abrindo a mochila e tirando de lá um pequeno pacote.
– Espero que meu amigo-secreto goste. Ele é o Rafa.
– Aí, Rafa! Vai lá! – gritou a turma.
Rafa começou a abrir o pacote. O silêncio era total.
– Não acredito que você guardou essa foto, cara! Que idade a gente tinha?
– Mostra! Mostra!
E a foto embrulhada de Bruno e de Rafa, quando tinham seis anos, foi passando de mão em mão. O maior sucesso.
– Puxa, Bruno. Só faltou uma coisa – disse Rafa.
– O quê?
– Um abraço, cara. Gosto de você! Bom fim de ano!
CHAMLIAN, Regina. O amigo-secreto. In: Nova escola. Era uma vez. 23 poema, canções, contos… abril, 2007. p. 36.
Questões
Questão 1 – Na passagem “Espero que meu amigo-secreto goste.”, o modo subjuntivo exprime:
a) um desejo de Felipe.
b) um desejo de Luís.
c) um desejo de Bruno.
d) um desejo de Rafa.
Questão 2 – Assinale a frase em que se registra o emprego de verbo com função imperativa:
a) “– Bruno, a turma gritou. – agora é você!”
b) “– Mostra! Mostra!”
c) “– Puxa, Bruno.”
d) “– Um abraço, cara. Gosto de você! Bom fim de ano!”
Questão 3 – O verbo no imperativo, identificado na questão anterior, foi escrito em linguagem:
a) informal
b) técnica
c) regional
d) formal
Questão 4 – O verbo com função imperativa, presente na frase assinalada anteriormente, indica:
a) uma súplica
b) um conselho
c) uma ordem
d) um pedido
Questão 5 – O trecho “Bolem um presente criativo e que não custe nada” foi construído com os verbos flexionados nos modos:
a) imperativo afirmativo e subjuntivo.
b) indicativo e imperativo negativo.
c) subjuntivo e indicativo.
d) imperativo afirmativo e imperativo negativo.
Questão 6 – Em todas as alternativas, o verbo em destaque desempenha a função de verbo no modo indicativo, exceto em:
a) “Martinha carregava um pacote enorme, cheio de laços […]”
b) “Quando Juju terminou de falar […]”
c) “– Aí, Rafa! Vai lá!”
d) “– Não acredito que você guardou essa foto, cara!”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.