Atividade de interpretação de texto, indicada para alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões sobre a música “Medida Certa” cantada por Jorge e Mateus. Trata-se de avaliar a capacidade leitora dos alunos a respeito da mensagem da música, bem como as variações linguísticas existentes na canção. Um bom trabalho, professor(a)! 🙂 🙂 🙂
É possível fazer download desta atividade de português em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (modelo pronto para imprimir), está disponível também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Música “Medida Certa” – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Música “Medida Certa” – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Música “Medida Certa” – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Medida Certa
Oi, tô te ligando pra você passar aqui em casa
Hoje à noite, se tiver desocupada
Só se der, só se der
Não, não vai dizer pra ninguém que sinto saudades
Não é verdade
Eu e você, nada a ver
É que meu pente perguntou do seu cabelo
Ouvi reclamações do meu espelho
Querendo saber de você
Que dia ele vai te ver
Eu juro que, pra mim, pouco me importa
Se eu passo toda hora na sua porta
Meu carro que se apaixonou na rota
É, não sou eu
O meu quarto que ficou apaixonado
Travesseiro dependente e viciado em você
Não sou eu
Meu lençol te quer agora e não depois
Minha cama tem a medida certa pra nós dois
É que meu pente perguntou do seu cabelo
Ouvi reclamações do meu espelho
Querendo saber de você
Que dia ele vai te ver(…)
(Trecho da música de https://www.letras.mus.br/jorge-mateus/medida-certa/)
RESPONDA ÀS QUESTÕES QUE TÊM RELAÇÃO COM O TEXTO:
1) No início do texto, há uma redução de formas linguísticas aceitáveis na fala, mas indesejáveis na escrita. Identifique o trecho em que pelo menos uma delas ocorre.
R:
2) Uma redução de palavras na fala como “refri”(de refrigerante), “moto”(de motocicleta) ou “Zé”(de José) e as também analisadas do texto são consideradas variações da linguagem formal ou coloquial? Explique.
R:
3) Reescreva uma passagem (ou mais) do texto em que um objeto assume uma atitude humana:
R:
4) A palavra “pra” no texto está na linguagem formal ou coloquial? Qual a classe gramatical dessa palavra?
R:
5) O rapaz afirma que não é verdade que sente saudade. Podemos dizer que isso é verdade? Justifique a resposta.
R:
6) QUESTÃO PARA CRIATIVIDADE ! Crie uma resposta para o texto dessa canção de forma breve. Aqui você dirá se vai ou não encontrá-lo!
R:
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.