Início Atividades Interpretação de texto: Beija-flores – bale no ar – 6º ano

Interpretação de texto: Beija-flores – bale no ar – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação do texto “Beija-flores – balé no ar”, dirige-se aos alunos do sexto ano do ensino fundamental. A atividade compõe-se de variadas questões abertas e fechadas. Vamos conhecer mais sobre os beija-flores?

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

Beija-flores: balé no ar

    Eles são exibidos, inventam piruetas, vão de um lado para o outro numa velocidade incrível, conseguem parar no ar e até voar para trás. Temos a impressão de assistir a um balé. A única diferença é que os atores desse espetáculo não têm pernas e braços e sim asas. Estamos falando dos beija-flores!

    Durante o dia, dificilmente eles pousam para descansar. O rápido bater das asas e as acrobacias durante o voo fazem com que os beija-flores gastem muita energia. Eles a repõem se alimentando: quando dizemos que estão beijando as flores, na verdade estão sugando o néctar, uma substância açucarada que fica no cálice das flores e é a refeição favorita dessas pequenas aves. (…)

    E quem vê os beija-flores fazendo estripulias no ar nem imagina que cada um tenha seu próprio território determinado pela área de alimentação.

    Pobre do beija-flor que invadir o espaço do outro.

    Vai precisar de muita coragem para enfrentar uma briga feia, porque entre eles o lema é “amigos, amigos, territórios à parte”!

    Em sua área, o beija-flor não só se alimenta, mas também toma banho em córregos, na chuva ou nas folhas molhadas pelo orvalho. Depois, ele se seca ao sol e, à noite, abriga-se nas folhagens para dormir. Nas noites muito frias, a temperatura de seu corpo diminui e ele descansa totalmente imóvel. Esse fenômeno é chamado hibernação. (…)

    Os beija-flores podem viver de cinco a oito anos, mas saiba que eles se encontram ameaçados pela destruição de seus ambientes naturais. Nas cidades, o plantio de flores ricas em néctar, como hibiscos e gravatás, e o uso de garrafinhas com água açucarada em parques e jardins simples que permitem a presença de um beija-flor.

    Se você quiser receber uma visita dele, basta ter uma dessas garrafinhas penduradas na varanda da sua casa ou até mesmo na janela do seu quarto.

    Anote aí a receita: misture de quatro a seis partes de água com uma parte de açúcar não refinado. A cada dois dias, jogue fora a mistura anterior, lave a garrafinha e prepare uma nova.

Disponível em: www.chc.cienciahoje.uol.com.br

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é de natureza:

a) jornalística

b) científica

c) didática

d) publicitária

 

Questão 2 – Segundo o texto, o que acontece quando dizemos que os beija-flores estão “beijando as flores”?

R:

 

Questão 3 – De acordo com o texto, cada beija-flor tem o seu espaço. O que ele faz em seu espaço?

R:

 

Questão 4 – Aponte o fato que ameaça a existência dos beija-flores:

R:

 

Questão 5 – Identifique a finalidade da receita que compõe o final do texto:

R:

 

Questão 6 – O autor do texto expõe uma opinião sobre os beija-flores em:

a) “Eles são exibidos, inventam piruetas, vão de um lado para … numa velocidade incrível […]”

b) “Durante o dia, dificilmente eles pousam para descansar.”

c) “O rápido bater das asas e as acrobacias durante o voo fazem com que os beija-flores […]”

d) “Depois, ele se seca ao sol e, à noite, abriga-se nas folhagens para dormir.”

 

Questão 7 – Em todas as alternativas, retoma-se a palavra “beija-flores” por meio de um pronome pessoal, exceto em:

a) “Eles a repõem se alimentando […]”

b) “[…] é a refeição favorita dessas pequenas aves.”

c) “[…] porque entre eles o lema é ‘amigos, amigos, territórios à parte’!”

d) “[…] que eles se encontram ameaçados pela destruição de seus ambientes naturais.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

2 comentários

Jota 19 de abril - 8:10

Textos excelentes para o trabalho docente. Tem ajudado muito. Parabéns

Responder
Denyse Lage Fonseca 22 de abril - 19:01

Olá, Jota!

Ficamos muito contentes com a sua cuidadosa avaliação dos textos!

Que gratificante o fato de estamos ajudando em seu trabalho docente!

Excelente é a ter a sua presença aqui!

Volte sempre!

Denyse

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