Atividade de português orienta para o estudo das preposições. Os alunos do sétimo ano do ensino fundamental são chamados a identificar as preposições e as relações de sentido estabelecidas por elas no emocionante texto Bezerro sem mãe. Vamos la´?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Uso das preposições – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Uso das preposições – 7º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Uso das preposições – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Bezerro sem mãe
Foi numa fazenda de gado, no tempo do ano em que as vacas dão cria. Cada vaca toda satisfeita com o seu bezerro. Mas dois deles andavam tristes de dar pena: uma vaca que tinha perdido o seu bezerro e um bezerro que ficou sem mãe.
A vaquinha até parecia estar chorando, com os peitos cheios de leite, sem filho para mamar. E o bezerro sem mãe gemia, morrendo de fome e abandonado.
Não adiantava juntar os dois, porque a vaca não aceitava. Ela sentia pelo cheiro que o bezerrinho órfão não era filho dela, e o empurrava para longe.
Aí o vaqueiro se lembrou do couro do bezerro morto, que estava secando ao sol. Enrolou naquele couro o bezerrinho sem mãe e levou o bichinho disfarçado para junto da vaca sem filho.
Ora, foi uma beleza! A vaca deu uma lambida no couro, sentiu o cheiro do filho e deixou que o outro mamasse à vontade. E por três dias foi aquela mascarada. Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro e puxou fora o disfarce. Lambeu o bezerrinho direto, como se dissesse: “Agora você já está adotado”.
E ficaram os dois no maior amor, como filho e mãe de verdade.
Rachel de Queiroz [et al.]. “Meninos, eu conto”. Rio de Janeiro: Record, 2002.
Questões
Questão 1 – Assinale o propósito do texto acima:
a) debater um tema.
b) dar uma informação.
c) defender uma opinião.
d) contar uma história.
Questão 2 – O narrador expõe uma opinião sobre um fato em:
a) “Mas dois deles andavam tristes de dar pena […]”
b) “A vaquinha até parecia estar chorando, com os peitos cheios de leite […]”
c) “Não adiantava juntar os dois, porque a vaca não aceitava.”
d) “Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro e puxou fora o disfarce.”
Questão 3 – No segmento “Ela sentia pelo cheiro que o bezerrinho órfão não era filho dela, e o empurrava para longe.”, os termos sublinhados têm como referente:
R:
Questão 4 – Observe:
“Bezerro sem mãe”
Identifique:
a) O termo principal:
b) O termo dependente:
c) A preposição que une os termos:
d) A relação de sentido estabelecida pela preposição:
Questão 5 – No trecho “E o bezerro sem mãe gemia, morrendo de fome e abandonado.”, preposição “de” exprime a relação de:
a) posse
b) causa
c) origem
d) modo
Questão 6 – A preposição “de” forma uma locução adverbial na frase:
a) “Mas dois deles andavam tristes de dar pena […]”
b) “[…] com os peitos cheios de leite […]”
c) “Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro […]”
d) “[…] como filho e mãe de verdade.”
Questão 7 – “Foi numa fazenda de gado […]”. A palavra “numa” é resultado da contração:
a) da preposição “de” com o artigo “uma”.
b) da preposição “para” com o artigo “uma”.
c) da preposição “em” com o artigo “uma”.
d) da preposição “por” com o artigo “uma”.
Questão 8 – Assinale a passagem do texto em que preposição sublinhada expressa a relação de finalidade:
a) “Cada vaca toda satisfeita com o seu bezerro.”
b) “[…] sem filho para”
c) “[…] e o empurrava para”
d) “E por três dias foi aquela mascarada.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.