Início Atividades Interpretação de texto : A borboleta orgulhosa – 4º ou 5º ano

Interpretação de texto : A borboleta orgulhosa – 4º ou 5º ano

por Rosiane Fernandes

    Atividade de interpretação de texto, voltada a estudantes do quarto ou quinto ano do ensino fundamental, com questões sobre o texto “A borboleta orgulhosa”.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

 

A BORBOLETA ORGULHOSA

    A borboletinha era uma beleza, mas achava-se uma beldade. Devia, pelo menos, ser tratada como a rainha das borboletas, para que se sentisse satisfeita. Quanta vaidade, meu Deus!

    Não tinha amigos, pois qualquer mariposa que se aproximasse dela era alvo de risinhos e de desprezo.

    – Que está fazendo em minha presença, criatura? Não vê que sou mais bela e elegante do que você? Costuma ela dizer, fazendo-se de muito importante.

    Nem os seus familiares escapavam. Mantinha à distância os seus próprios pais e irmãos, como se ela não houvesse nascido naturalmente, mas tivesse sido enviada diretamente do céu. Tratava-os com enorme frieza, como quem faz um favor, quando não há outro remédio.

    – Sim, você é formosa, borboletinha, mas não sabe usar essa qualidade como deveria. Isso vai destruí-la! Previniu-a solenemente um sábio do bosque.

    A borboletinha não deu muita importância às palavras do sábio. Mas uma leve inquietação aninhou-se em seu coração. Respeitava aquele sábio e temia que ele tivesse razão. Mas logo esqueceu esses pensamentos e continuou sua atitude habitual.

    Um dia, a profecia do sábio cumpriu-se. Um rapazinho esperto surpreendeu-a sozinha voando pelo bosque. Achou-a magnífica e com sua rede apoderou-se dela. Como é triste ver a borboletinha vaidosa atravessada por um alfinete, fazendo parte da coleção do rapaz!

    Cada um tem aquilo que merece. Não adianta pôr a culpa de nossos erros nos outros, no destino, em Deus ou na má sorte. Cada um é responsável pelo seu próprio sucesso ou fracasso.

Autor Desconhecido

A Lição da Borboleta

 

Questões

1) O texto que você acabou de ler se aproxima do gênero textual:

a) (   ) fábula, porque a personagem é um inseto que age como ser humano.

b) (   ) conto,  porque tem poucas personagens.

c) (   )  anedota,  porque é uma narrativa breve e com fato engraçado.

d) (   ) lenda,  porque é  uma história fantástica.

 

2) Por que a Borboletinha não tinha amigos?

R: 

 

3) Explique como  a Borboletinha tratava sua família?

R:

 

4) O sábio do bosque preveniu a Borboletinha dizendo que ela era realmente formosa, mas não sabia usar essa qualidade como deveria. Explique como essa profecia se cumpriu?

R:

 

5) Qual é a lição de moral do texto?

R: 

 

6) Você acha que a Borboletinha agia de forma correta? Por quê?

R: 

 

7) Você trata bem seus pais  ou age como a Borboletinha?

R:

 

8) Como você trata seus irmãos? O que você gosta de fazer quando está com seus irmãos? Explique.

R: 

 

9) Você conhece alguém que age como a Borboletinha? Que conselho você daria para essa pessoa não ter o mesmo fim da Borboletinha?

R:

 

10) Que tal brincar de coleção com a turma? Pense em algo que a turma gostaria de colecionar em duplas: tampinhas de garrafas, bonecas pequenas, canetas,gibis, figurinhas,  etc. Cada dupla ficará encarregada de enfeitar uma caixa para depositar os itens selecionados. O professor determina o tempo( 20 dias , por exemplo) para que as duplas possam conseguir os objetos.  Para incentivar a escrita ,  o professor deverá criar  um livro intitulado “Coleções” para cada aluno responder as seguintes perguntas:

Qual é seu nome?

Qual amigo você selecionou para fazer a coleção com você?

Qual objeto você colecionou?

Por que resolveu colecionar esse objeto?

Quem ajudou a encontrar os objetos para a coleção?

Quantos itens foram colecionados pela dupla?

Quais são as cores dos objetos colecionados por vocês?

O objeto colecionado pela dupla é grande ou pequeno?

Qual dupla da sala colecionou o objeto maior na sua opinião?

Qual dupla da sala colecionou o objeto menor na sua opinião?

Seus pais colecionavam objetos quando eram pequenos? Quais?

Hoje eles colecionam algo?

Desenhe o objeto da sua coleção.

Ao final a turma deverá criar uma exposição dos objetos colecionados e dos livrinhos “ Coleções”. Bom trabalho!

 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

7 comentários

Gilvania Gonçalves de sá 11 de setembro - 18:56

Amei achei tudo muito interessante.

Responder
Gilvania Gonçalves de sá 11 de setembro - 18:57

Amei está tudo muito interessante.

Responder
adneia de S. L. Ribeiro 6 de maio - 13:58

gostei das atividades. Muito interessante.

Responder
Rosiane Fernandes Silva 12 de setembro - 19:52

Obrigada Gilvania. Toda semana tem novidades não deixe de nos prestigiar. Volte sempre ao site. Até breve!

Responder
Ariane 7 de julho - 19:56

Gostei bastante

Responder
Regina Iara Jardim Rosado 12 de abril - 10:59

Adorei o texto e as atividades.

Responder
Regina Iara Jardim Rosado 12 de abril - 11:01

Amei o texto.Parabéns.

Responder

Deixe um Comentário