Atividade de interpretação de texto, voltada a estudantes do quarto ou quinto ano do ensino fundamental, com questões sobre o texto “A borboleta orgulhosa”.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade de português em:
- Word: Interpretação de texto : A borboleta orgulhosa – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto : A borboleta orgulhosa – 4º ou 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto : A borboleta orgulhosa – 4º ou 5º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A BORBOLETA ORGULHOSA
A borboletinha era uma beleza, mas achava-se uma beldade. Devia, pelo menos, ser tratada como a rainha das borboletas, para que se sentisse satisfeita. Quanta vaidade, meu Deus!
Não tinha amigos, pois qualquer mariposa que se aproximasse dela era alvo de risinhos e de desprezo.
– Que está fazendo em minha presença, criatura? Não vê que sou mais bela e elegante do que você? Costuma ela dizer, fazendo-se de muito importante.
Nem os seus familiares escapavam. Mantinha à distância os seus próprios pais e irmãos, como se ela não houvesse nascido naturalmente, mas tivesse sido enviada diretamente do céu. Tratava-os com enorme frieza, como quem faz um favor, quando não há outro remédio.
– Sim, você é formosa, borboletinha, mas não sabe usar essa qualidade como deveria. Isso vai destruí-la! Previniu-a solenemente um sábio do bosque.
A borboletinha não deu muita importância às palavras do sábio. Mas uma leve inquietação aninhou-se em seu coração. Respeitava aquele sábio e temia que ele tivesse razão. Mas logo esqueceu esses pensamentos e continuou sua atitude habitual.
Um dia, a profecia do sábio cumpriu-se. Um rapazinho esperto surpreendeu-a sozinha voando pelo bosque. Achou-a magnífica e com sua rede apoderou-se dela. Como é triste ver a borboletinha vaidosa atravessada por um alfinete, fazendo parte da coleção do rapaz!
Cada um tem aquilo que merece. Não adianta pôr a culpa de nossos erros nos outros, no destino, em Deus ou na má sorte. Cada um é responsável pelo seu próprio sucesso ou fracasso.
Autor Desconhecido
Questões
1) O texto que você acabou de ler se aproxima do gênero textual:
a) ( ) fábula, porque a personagem é um inseto que age como ser humano.
b) ( ) conto, porque tem poucas personagens.
c) ( ) anedota, porque é uma narrativa breve e com fato engraçado.
d) ( ) lenda, porque é uma história fantástica.
2) Por que a Borboletinha não tinha amigos?
R:
3) Explique como a Borboletinha tratava sua família?
R:
4) O sábio do bosque preveniu a Borboletinha dizendo que ela era realmente formosa, mas não sabia usar essa qualidade como deveria. Explique como essa profecia se cumpriu?
R:
5) Qual é a lição de moral do texto?
R:
6) Você acha que a Borboletinha agia de forma correta? Por quê?
R:
7) Você trata bem seus pais ou age como a Borboletinha?
R:
8) Como você trata seus irmãos? O que você gosta de fazer quando está com seus irmãos? Explique.
R:
9) Você conhece alguém que age como a Borboletinha? Que conselho você daria para essa pessoa não ter o mesmo fim da Borboletinha?
R:
10) Que tal brincar de coleção com a turma? Pense em algo que a turma gostaria de colecionar em duplas: tampinhas de garrafas, bonecas pequenas, canetas,gibis, figurinhas, etc. Cada dupla ficará encarregada de enfeitar uma caixa para depositar os itens selecionados. O professor determina o tempo( 20 dias , por exemplo) para que as duplas possam conseguir os objetos. Para incentivar a escrita , o professor deverá criar um livro intitulado “Coleções” para cada aluno responder as seguintes perguntas:
Qual é seu nome?
Qual amigo você selecionou para fazer a coleção com você?
Qual objeto você colecionou?
Por que resolveu colecionar esse objeto?
Quem ajudou a encontrar os objetos para a coleção?
Quantos itens foram colecionados pela dupla?
Quais são as cores dos objetos colecionados por vocês?
O objeto colecionado pela dupla é grande ou pequeno?
Qual dupla da sala colecionou o objeto maior na sua opinião?
Qual dupla da sala colecionou o objeto menor na sua opinião?
Seus pais colecionavam objetos quando eram pequenos? Quais?
Hoje eles colecionam algo?
Desenhe o objeto da sua coleção.
Ao final a turma deverá criar uma exposição dos objetos colecionados e dos livrinhos “ Coleções”. Bom trabalho!
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras
7 comentários
Amei achei tudo muito interessante.
Amei está tudo muito interessante.
gostei das atividades. Muito interessante.
Obrigada Gilvania. Toda semana tem novidades não deixe de nos prestigiar. Volte sempre ao site. Até breve!
Gostei bastante
Adorei o texto e as atividades.
Amei o texto.Parabéns.