Atividade de interpretação de texto, destinada aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, visa ao aprimoramento de diferentes habilidades de leitura. O texto em questão intitula-se Pangolim – uma fofura em grave perigo de extinção. Conhece o pangolim? Não? Então, não deixe de conferir a atividade!
Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: Pangolim – uma fofura em grave perigo de extinção – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Pangolim – uma fofura em grave perigo de extinção – 7º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Pangolim – uma fofura em grave perigo de extinção – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Pangolim: uma fofura em grave perigo de extinção
Pangolim (Manis spp.), um mamífero pertencente a uma ordem muito antiga, a Pholidota, que vive em zonas tropicais da Ásia e da África, tem um pequeno corpo escamoso, aparentemente duro e forte, mas que se enrola indefeso quando ameaçado. Essa fofura está seriamente em risco de extinção.
[…] Talvez esses animais sejam pouco conhecidos, mas eles são os mamíferos mais traficados no mundo.
Apesar de parecerem invencíveis com suas armaduras – têm o corpo coberto de escamas compostas de queratina, sobrepostas umas às outras formando uma espécie de escudo protetor – essa sua característica física não é suficiente para afastá-los da crueldade dos caçadores.
Há sete espécies diferentes representantes da família Manidae e todas elas sofrem várias ameaças especialmente de caçadores e contrabandistas. Os pangolins vivem em zonas tropicais da Ásia e da África subsaariana (China, Taiwan, norte da Índia, Nepal, Butão, Bangladesh, Myanmar). Todas as espécies são classificadas entre altamente vulneráveis e em risco de extinção.
Os pangolins são muito cobiçados porque são considerados uma iguaria da culinária asiática. Mas não só por isso. Eles também são explorados pela medicina tradicional asiática, porque acredita-se que sua pele escamosa pode melhorar a função renal, o tratamento da asma e melhorar os sintomas da psoríase.
Disponível em: < https://www.greenme.com.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – O texto lido trata:
a) da caça e do contrabando de diferentes espécies da família Manidae.
b) das características do pangolim e do sério risco de sua extinção.
c) dos mamíferos mais traficados no mundo.
d) da presença dos pangolins na culinária e na medicina tradicional asiática.
Questão 2 – Identifique os locais onde se registra a presença dos pangolins:
Questão 3 – Assinale a passagem que não contém uma característica física dos pangolins:
a) “[…] têm um pequeno corpo escamoso, aparentemente duro e forte […]”
b) “[…] têm o corpo coberto de escamas compostas de queratina […]”
c) “[…] têm escamas… sobrepostas umas às outras formando uma espécie de escudo […]”
d) “[…] vivem em zonas tropicais da Ásia e da África subsaariana […]”
Questão 4 – Segundo o texto, por que os pangolins são tão cobiçados?
Questão 5 – Há uma opinião de quem escreveu o texto em:
a) “Pangolim(Manis spp.), um mamífero pertencente a uma ordem muito antiga […]”
b) “Essa fofura está seriamente em risco de extinção.”
c) “[…] mas eles são os mamíferos mais traficados no mundo.”
d) “[…] todas elas sofrem várias ameaças especialmente de caçadores e contrabandistas.”
Questão 6 – Foram empregados diferentes termos que retomam o referente “pangolins”. Sublinhe-os nas frases a seguir:
a) “Talvez esses animais sejam pouco conhecidos […]”
b) “[…] não é suficiente para afastá-los da crueldade dos caçadores.”
c) “Eles também são explorados pela medicina tradicional asiática […]”
d) “[…] que sua pele escamosa pode melhorar a função renal […]”
Questão 7 – Na parte “Talvez esses animais sejam pouco conhecidos, mas eles são os , a conjunção “mas” estabelece uma relação de:
a) oposição de ideias.
b) comparação entre dois fatos.
c) conclusão de um pensamento.
d) adição de ideias.
Questão 8 – No segmento “Os pangolins são muito cobiçados […]”, o advérbio em destaque exprime a ideia de:
a) tempo
b) lugar
c) intensidade
d) afirmação
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
6 comentários
muito interessante!
Olá, Juciene!
Alegra-nos a exposição de sua opinião sobre a atividade de interpretação!
Muito obrigada por interagir conosco!
Volte sempre ao “Portal Acessaber”!
Denyse
Muito bom esse site! Sempre venho aqui e acho ótimos exercícios para minha filha estudar em casa.
Olá, Thais!
Muito nos motiva a sua opinião sobre o Acessaber!
Ficamos muito felizes por saber que as nossas atividades fazem parte dos estudos de sua filha!
Agradecemos a sua presença aqui!
Volte sempre!
Denyse
mt lgl so criança e to estudando por aq
e e otimo o exercicio
Oi, Gabriel!
Que bom que gostou da atividade!
Muito obrigada pelo comentário!
Volte sempre ao Acessaber para você estudar, viu?
Denyse