Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo das conjunções adversativas. As questões baseiam-se em um texto sobre a onça-pintada.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Conjunções adversativas – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções adversativas – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções adversativas – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Onça-pintada
É o maior felino das Américas e habita florestas, cerrados, caatinga e o pantanal. Originalmente ocupava também o Sul dos Estados Unidos, porém agora se restringe apenas à América Latina. Mas, existem relatos de avistamentos desses belos animais no estado americano do Arizona, numa região próxima à fronteira com o México.
Possuem hábito crepuscular e noturno, solitário e territorialista. São grandes nadadores, podendo atravessar sem problemas grandes extensões de água e escalar árvores. O pelo possui desenhos de rosetas, que formam círculos de pintas negras e no centro com uma cor mais clara, camuflando-se no ambiente. Podem viver até 12 anos na natureza, mas chegam a 20 em cativeiro.
Disponível em: <http://www.bioventura.com.br/onca.html>.
Questões
Questão 1 – O texto lido tem o objetivo de:
a) expor uma opinião sobre o maior felino das Américas.
b) divulgar os locais onde há onça-pintada.
c) chamar a atenção para a necessidade da preservação da onça-pintada.
d) apresentar as características da onça-pintada.
Questão 2 – Há uma conjunção adversativa na passagem:
a) “É o maior felino das Américas e habita florestas, cerrados, caatinga e o pantanal.”
b) “[…] ocupava também o Sul dos Estados Unidos, porém agora se restringe apenas […]”
c) “Possuem hábito crepuscular e noturno, solitário e territorialista.”
d) “O pelo possui desenhos de rosetas, que formam círculos de pintas negras […]”
Questão 3 – Aponte a conjunção adversativa presente na passagem assinalada acima:
Questão 4 – Identifique a conjunção que une o segundo período do texto ao primeiro, indicando a ideia de adversidade entre eles:
Questão 5 – No trecho “Podem viver até 12 anos na natureza, mas chegam a 20 em cativeiro.”, a conjunção adversativa em destaque poderia ser substituída por:
a) contudo
b) pois
c) e
d) por isso
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.