Avaliação de português com interpretação da música “Era uma vez” do cantor Toquinho, atividades com ortografia- emprego do R, RR, M e N- , caça-sinônimos, encontro consonantal, enigma, antônimos e classificação de sílabas. Avaliação direcionada para estudantes do terceiro ano.
Esta prova de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Avaliação de português: Música – Era uma vez – 3º ano – Modelo editável
- PDF: Avaliação de português: Música – Era uma vez – 3º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Avaliação de português: Música – Era uma vez – 3º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Avaliação de Língua Portuguesa
1.Encontre dentro do caça palavras, os sinônimos das palavras abaixo:
2.Complete as palavras com os encontros consonantais abaixo. Atenção você deverá repeti-los:
TR- CR – BR – PR – FR – GR – DR
___aço pa__e ___eme ___iança ___avo a__avessar __ande ___ade ___agão ___alda ___ator ___eira ____edo ___iada ___ave ___ato a___aço ___ango
3.Agora é hora de escrever nos quadrinhos os antônimos das palavras abaixo:
4.Forme palavras unindo as sílabas cujos símbolos são iguais:
5.Complete as palavras com r ou rr:
te___emoto go____o flo___esta
fu__ação co___edor co___enteza
maca___ão fe___amenta te____ível
baila___ina se___ote ca___amujo
6.Complete com M ou N:
ta___bor | ba___bolê | mere___da |
ba__co | li___po | lara____ja |
sa__ba | ca___po | ba___buzal |
te___poral | lo___bo | to___bo |
Era Uma Vez
Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada…
Era uma vez
A riqueza contra
A simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade…
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade…
Uma história de amor
De aventura e magia
Só tem haver
Quem já foi criança um dia…
Toquinho
7.Descreva como era “o lugarzinho no meio do nada”? Como as pessoas viviam lá, de acordo com a música?
8.Associe as palavras abaixo aos sentidos atribuídos para elas na música:
Lugar:______________________ Sabor: ________________________
Cheiro: _________________________
9.Analise as palavras abaixo, em seguida, faça a classificação marcando um (x) de acordo com o número de sílabas de cada uma delas.
Palavra | monossílaba | dissílaba | trissílaba | polissílaba |
lugarzinho | ||||
nada | ||||
sabor | ||||
chocolate | ||||
terra | ||||
riqueza | ||||
simplicidade | ||||
que | ||||
só | ||||
tem |
10.Qual é a receita para a felicidade que o compositor relata na canção? Assinale a alternativa correta:
a.( ) Ele fala que, para sermos felizes temos que cultivar as amizades verdadeiras, mergulhar na fantasia e sermos livres.
b.( ) Ele fala que, para sermos felizes não temos que cultivar as amizades verdadeiras, mas temos que mergulhar na fantasia e sermos livres.
c.( ) Ele fala que, para sermos felizes temos que morar em um lugarzinho no meio do nada com sabor de chocolate.
d.( ) Ele fala que, para sermos felizes temos que morar em um lugarzinho no meio do nada com cheiro de terra molhada.
Por Rosiane Fernandes Silva
3 comentários
Avaliação de português com interpretação da música “Era uma vez” do cantor Toquinho:
https://www.youtube.com/watch?v=n2iNrJCH-jw
ola tem como vces mandarem as atividades no meu email
Adorei ,bem prático.