Atividade de português, voltada para os alunos do 9º ano, visa ao estudo dos tipos de pronome, presentes na construção do texto Quanto pesa a sua mochila?
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Questões sobre tipos de pronome – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Questões sobre tipos de pronome – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Questões sobre tipos de pronome – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Quanto pesa a sua mochila?
Você já parou para pensar em quanto pesa a sua mochila? Então, aproveite e pare em uma farmácia do caminho para pesá-la. O material escolar que todos têm de levar para a escola diariamente muitas vezes supera os cinco quilos.
Pode ser pouco para um adulto, mas certamente mais do que muitas crianças poderiam carregar sem comprometer sua coluna.
Agora, imagine todo esse peso colocado em cima de suas costas. Ruim, né? E isso sem falar que você provavelmente costuma levar todo o peso da mochila em um ombro só, o que pode ser mais prejudicial. A melhor forma de carregar a mochila é bem apoiada nas costas e presa nos dois ombros, pelas alças.
Ana Holanda. “Revista Zá”, ano 1, n. 1, julho 1996, p. 24..
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo de quem escreveu o texto lido:
Questão 2 – Na passagem “Então, aproveite e pare em uma farmácia do caminho para pesá-la.”, o pronome destacado substitui, considerando-se o contexto:
Questão 3 – O pronome “la” classifica-se como:
a) relativo
b) pessoal
c) demonstrativo
d) indefinido
Questão 4 – O termo grifado funciona como pronome interrogativo na frase:
a) “Quanto pesa a sua mochila?”
b) “Você já parou para pensar em quanto pesa a sua mochila?”
c) “O material escolar que todos têm de levar para a escola […]”
d) “Ruim, né?”
Questão 5 – Registra-se o emprego de pronome possessivo no trecho:
a) “[…] muitas crianças poderiam carregar sem comprometer sua coluna.”
b) “Agora, imagine todo esse peso […]”
c) “E isso sem falar que você provavelmente costuma levar […]”
d) “[…] o que pode ser mais prejudicial.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.