Atividade de Português sobre Classes de palavras para alunos do oitavo ano do ensino fundamental. O aluno irá ler um breve texto e, a partir dessa leitura, analisará algumas palavras destacadas. Depois responderá a quatro questões de múltipla escolha. No final haverá questão-desafio: ele deverá escolher uma palavra do texto para classificá-la. Sugiro que possa fazer esta atividade em dupla, o que achas? Boa tarefa, professor! 😀 😀 😀
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de Português: Classes de palavras – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de Português: Classes de palavras – 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de Português: Classes de palavras – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia o texto e responda às questões sobre classes gramaticais
Como o avião voa?
O básico é vencer duas forças que grudam o “bichão” à terra. A primeira é a resistência do ar contra o avião ou qualquer objeto em movimento. Para superá-la, os aviões usam hélices, turbinas ou foguetes para conseguir um impulso maior que a resistência. A segunda é o próprio peso da aeronave. Nesse caso, é preciso criar uma força mais poderosa que o peso para empurrar o avião para cima ─ o empuxo. Fácil? Nem tanto, se a gente lembrar um princípio da física traduzido pelo inglês Isaac Newton: toda ação gera uma reação de mesma intensidade, mas com sentido contrário. Ou seja, sempre que os primeiros inventores forçavam o avião para cima (empuxo), a resposta era uma força igualzinha para baixo (peso). E o avião não voava. A solução apareceu em outro princípio da física, enunciado pelo suíço Daniel Bernoulli: quando a velocidade da passagem do ar por uma superfície aumenta, a pressão diminui. Aí, os engenheiros desenharam asas de modo que o ar passasse mais rápido na parte de cima e mais devagar na parte de baixo. Com isso, a pressão na parte de cima da asa fica menor, e na parte de baixo fica maior, certo? Essa diferença de pressão “suga” a asa para cima, gerando um empuxo suficiente para fazer o avião levantar. No ar, pás móveis ajudam a controlar os movimentos laterais e de subida e descida.
(Adaptado de http://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-o-aviao-voa/)
Questões
Classifique qual a classe gramatical das palavras destacadas no texto:
1) básico (linha 1) –
2) em (linha 2) –
3) usam (linha 3) –
4) A (linha 4) –
5) para (linha 5) –
6) lembrar (linha 6) –
7) reação (linha 7) –
8) primeiros (linha 8) –
9) era (linha 9) –
10) solução (linha 10) –
Em relação a essa frase do texto, responda às questões:
“No ar, pás móveis ajudam a controlar os movimentos laterais(…).”
1. Quantos substantivos têm nessa frase?
a) 1 substantivo
b) 2 substantivos
c) 3 substantivos
d) 4 substantivos
e) 5 substantivos
2. Quantos verbos têm nessa frase?
a) 1 verbo
b) 2 verbos
c) 3 verbos
d) 4 verbos
e) 5 verbos
3. Quantos adjetivos têm nessa frase?
a) 1 adjetivo
b) 2 adjetivos
c) 3 adjetivos
d) 4 adjetivos
e) 5 adjetivos
4. Qual alternativa traz a palavra e sua classificação correta?
a) ar – numeral
b) pás – adjetivo
c) ajudam – substantivo
d) a – preposição
e) os – verbo
5. QUESTÃO-DESAFIO – Escolha uma palavra do texto e faça sua classificação:
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.
As respostas estão no link acima do cabeçalho.
3 comentários
Muito boa a atividade. Me ajudou bastante.
……hcyvyvvyv
Gostei muito dessa Atividade, me ajudou nas classes gramaticais contextualizada.