Atividade de interpretação de texto para o terceiro ano do ensino médio. Trata-se de dois textos sobre o Dia da Mulher. O primeiro texto critica, e o outro homenageia. A partir do contraste desses dois textos, são feitas questões sobre essas leituras. Dá uma olhada! Bom trabalho, professor(a)! 🙂 🙂 🙂
Baixe esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça download desta atividade de língua portuguesa em:
- Word: Atividade de Português: Dia da Mulher – 3º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de Português: Dia da Mulher – 3º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de Português: Dia da Mulher – 3º ano do ensino médio – Com respostas
LEIA O TEXTO 1 e 2 e responda as questões a respeito dessas leituras:
TEXTO 1
O Dia da Mulher não é homenagem bonitinha
O dia 8 de Março é importante porque a mulher ainda é oprimida: quando formos realmente tratadas como iguais, poderemos transformá-lo em uma comemoração. O Dia da Mulher não é pra ser uma homenagem singela e bonitinha para as lindas mulheres sorridentes e fofinhas, ah, essas mulheres, tão lindas e tão geniosas, mas que os homens amam. É um dia pra botar todas as questões que precisam ser debatidas em pauta, é pra falar sobre a luta dos direitos da mulher, não sobre TPM e manicure. Não é pra ter um “tom leve”. Tom leve não combina com assunto sério, daí tantas manifestações negativas a campanhas paternalistas. Algumas pessoas vêm com aqueles papos de que as reações são desproporcionais, que deixa disso, que não é tanto assim, que é frescura, que é exagero, que devemos também falar das mulheres “normais”. Como se a única agressão que contasse fosse a física. Como se a única opressão que valesse fosse a explícita. Como se, por exemplo, um padrão de beleza massacrante também não fosse uma forma de opressão.(…)
(Adaptado de https://www.cartacapital.com.br/blogs/escritorio-feminista/o-dia-da-mulher-nao-e-pra-ser-uma-homenagem-bonitinha-724.html).
TEXTO 2
As singularidades da Mulher
Mulher é grandeza. É distinção. Mulher é ímpar. É sedução. Ser mulher é fazer parte de uma história de luta e de conquista, uma história rica em personagens que gritam a verdade do íntimo de cada um de nós. Não há mulher maior do que qualquer uma, tal como não existe algum ser maior que qualquer mulher. Se há justiça no mundo, ela se deve a todas as mulheres que do nada construíram o tudo.
O coração das mulheres é diferente de qualquer outro que habita no interior de todos os seres. E é por isso que hoje conhecemos a parte positiva do mundo, tal como ele é. Em relação à parte negativa, ela está ainda em construção, mas podemos ter certeza de uma coisa: o mundo vai ficar ainda melhor. Porque as mulheres são a janela para a bondade. Elas são palavra. Elas são canção. A mulher é vida. Ela dá vida. Ninguém espelha tanto a esperança quanto a mulher. Ninguém. A gente deveria ajoelhar todas as noites, agradecendo a Deus a dádiva que Ele nos deu: a mulher. Não há algo que brilhe mais em nosso planeta do que as mulheres. Não há algo que respire mais amor, mais verdade. A mulher é singular sob todos os pontos de vista.(…)
(Adaptado de https://www.mundodasmensagens.com/mensagens-dia-mulher/)
1) A partir da leitura dos dois textos sobre “o dia da mulher” podemos dizer que:
a) o texto 1 traz uma mensagem positiva.
b) o texto 2 traz uma mensagem negativa.
c) o texto 1 e 2 trazem mensagens positivas.
d) o texto 1 e 2 trazem mensagens negativas.
e) o texto 1 traz uma mensagem crítica.
2) Escreva (1) se a ideia for do texto 1 e (2) se a ideia for do texto 2. Lembre-se de que se entende por ideias o que pode estar explícito ou implícito a partir da leitura.
( ) o dia da mulher serve de pretexto para discutir sobre os direitos das mulheres.
( ) a opressão contra as mulheres ainda persiste.
( ) a mulher está acima de tudo, pois é única.
( ) a mulher contribui significativamente para um mundo melhor.
( ) a mulher sofre a ditadura da beleza.
Qual a alternativa está correta considerando-se as respostas de cima para baixo?
a) 1 – 1 – 2 – 2 – 1
b) 1 – 1 – 1 – 1- 1
c) 2 – 2 – 2 – 2 – 2
d) 1 – 1 – 2 – 2 – 2
e) 1 – 1 – 1 – 2 – 1
3) Em qual dos eventos abaixo o texto 1 faria sentido de ser lido publicamente?
a) no dia das mães no pátio da escola.
b) em um passeio com a turma.
c) palestra sobre “Violência contra a mulher”.
d) antes do início de uma partida de futebol.
e) palestra sobre “Consciência Negra”.
BOA ATIVIDADE!
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.