Atividade de revisão de ciências, para alunos do quarto ano, esta atividade trata sobre o sistema solar. Esta é uma atividade de revisão para a avaliação bimestral de ciências.
Estamos disponibilizando este texto em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (pronto para imprimir). Você pode também baixar a avaliação bimestral voltada a este conteúdo.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Revisão de ciências: O sistema solar – 4º ano
- PDF: Revisão de ciências: O sistema solar – 4º ano
- Gabarito: Avaliação de ciências: O sistema solar – 4º ano.
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Revisão de ciências
O sistema solar.
Dentro do universo está a nossa galáxia, a via – láctea, e dentro desta está o sistema solar. O sistema solar é o conjunto de planetas que incluem a terra, todos esses planetas orbitam o sol.
o sistema solar é composto por:
- Oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
- O Sol que é nossa estrela mais próxima, e o centro do nosso sistema solar.
- Satélites naturais, como as luas.
- Satélites artificiais, como os de telefonia e TV a cabo.
- Cometas
- Asteróides.
Existem dois tipos de corpos celestes: os que possuem luz própria, como as estrelas e os que não têm luz própria como os planetas.
Fora do sistema solar temos muitas estrelas e a mais próxima é o sol.
O Sol é o centro do nosso sistema solar, e todos os planetas giram em torno dele. Esse movimento que os planetas fazem em torno do Sol chama-se órbita.
Para observar o espaço o homem criou vários inventos como: lunetas, telescópios, planetários, naves espaciais, sondas, satélites artificiais e viagens espaciais.
O planeta terra não fica parado ele tem dois movimentos principais, a rotação e a translação. O movimento da terra em volta dela mesma é chamado rotação (a rotação leva 24 horas) e o movimento da terra em torno do sol é chamado translação (a translação leva 365 dias ou 1 ano).
A terra não fica sempre em pé, ela tem uma inclinação que se modifica no decorrer do ano, esse movimento chama-se inclinação sazonal. Essa diferença de inclinação dita as estações do ano, essa mudança entre as estações não ocorre de maneira suave. Os seres vivos se adaptam a essas variações sazonais (climáticas).
Os homens são seres basicamente diurnos (que trabalham melhor durante a manhã), porém quando necessário pode se adaptar ao modo vespertino (que trabalham melhor durante a tarde ou noite). O homem é um dos poucos animais que consegue se adaptar, os animais costumam ser ou são matutinos, vespertinos ou noturnos. Estes ritmos de hábitos em relação ao dia e noite chama-se ritmos circadianos.