Atividade de português a respeito de orações coordenadas para alunos do 3º ano do ensino médio. Como é destinada ao último ano escolar, a proposta é avaliar a compreensão leitora do aluno por meio dos possíveis discursos comunicativos que as conjunções possibilitam em diversos contextos. Ajudará muito para o ENEM.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de português: Orações coordenadas – 3º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Orações coordenadas – 3º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de Português: Orações coordenadas – 3º ano do ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
ORAÇÕES COORDENADAS EM DETERMINADOS CONTEXTOS DE USO
1. Em relação ao uso da palavra “MAS”, relacione os possíveis sentidos que essa conjunção pode assumir nas frases abaixo:
a) OPOSIÇÃO ( ) Os alunos estavam nervosos, mas a prova já ia começar.
b) REALCE ( ) Não só estudava, mas também trabalhava.
c) SOMA ( ) Chegou e disse: ─ Mas que horas serão?
d) JUSTIFICATIVA ( ) João dormiu bastante, mas acordou bem cansado.
Leia as duas frases a seguir para responder as questões 2 e 3:
I – André é professor E é legal.
II – André é professor, MAS é legal.
III – André é professor, PORTANTO é legal.
2. As conjunções destacadas são na ordem em que aparecem:
a) aditiva – adversativa – conclusiva
b) aditiva – adversativa – alternativa
c) conclusiva – adversativa – aditiva
d) conclusiva – alternativa – aditiva
e) alternativa – alternativa – conclusiva
3. QUESTÃO-DESAFIO – Cada frase está representada por um número (I, II, III). Coloque esse número para justificar o posicionamento que cada conjunção sugere na frase:
( ) posicionamento mais neutro e independente de ele ser professor ou não.
( ) posicionamento negativo e preconceituoso justamente por ser professor.
( ) posicionamento positivo e favorável justamente por ser professor.
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.