Atividade de interpretação de texto, voltada a alunos do quarto ano do ensino fundamental. O texto a ser interpretado é Daniela, este texto é uma narração.
Esta atividade de português está disponível para download em dois formatos, em Word (modelo que pode ser modificado de acordo com as necessidades) e em PDF (pronto para imprimir).
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Atividade de interpretação de texto: Daniela – 4º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de interpretação de texto: Daniela – 4º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de interpretação de texto: Daniela – 4º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
DANIELA
Daniela tem pouco mais de quatro anos de idade e pergunta muito – pergunta sempre. E às vezes também responde.
Vou tentar reproduzir perguntas, considerações e respostas de Daniela.
– Pensar? – Disse ela para a madrinha que é estudante universitária. – O que é pensar? Por que se pensa? Mas por que não se pensa? – pausa.
– Por que é preciso que se pense? Por que Moacir Franco canta na música assim: “não, não posso parar, se eu paro eu penso, se eu penso eu choro…”
“ A madrinha levou Daniela até a Faculdade onde estudava, mostrou-lhe a estátua de “O pensador” e disse-lhe”.
– Daniela, aquele ali é o “O Pensador”.
A menina olhou atentamente e nada falou. Bem mais tarde disse:
– Pensador … pensa-a-dor? Então por que dizemos pensa-a-dor? Gozado tudo isso!
Passado algum tempo a madrinha resolveu fazer perguntas na esperança de receber respostas:
– Daniela, o que é pensar?
– Pensar é que nem aquele homem do teu colégio.
A madrinha insistiu:
– O que é pensar?
– Bem, então pensar é fechar os olhos.
Pela última vez a madrinha insistiu:
– Daniela, o que é pensar?
– Bem disse muito categoricamente, pensar é colocar um monte de coisas na cabeça, fazer mistério e depois dar a surpresa.
Clarice Lispector
Atividades
1) Qual é o título do texto?
R:
2) Qual é o tema do texto?
R:
3) Quem é o autor do texto?
R:
4) Quais são os personagens do texto?
R:
5) Quantos parágrafos têm o texto?
R:
6) Esse texto é narrativo, descritivo ou dissertativo?
R:
7) Qual foi a pergunta de Daniela?
R:
8) Em sua opinião por que ela fez esta pergunta?
R:
Por ACESSABER
4 comentários
Achei muito boa essas atividades referente ao texto.
parabéns!
Olá Luciane!
Ficamos felizes por você ter gostado da atividade de interpretação!
Muito obrigada pelo comentário!
Volte sempre!
Equipe acessaber
Gostei do texto, podemos trabalhar os tipos de textos narrativos.
Parabéns pelo blog!
Olá Sandra!
Ficamos muito felizes com o seu elogio ao nosso trabalho!
Agradecemos as palavras de incentivo!
Volte sempre!
Equipe acessaber