Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do 9º ano, permite o desenvolvimento de variadas habilidades de leitura. O texto em questão intitula-se A origem da pipoca.
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: A origem da pipoca – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A origem da pipoca – 9º ano – Pronta pra imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A origem da pipoca – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A origem da pipoca
Tão popular quanto o próprio cinema, a pipoca é um alimento apreciado por várias pessoas ao redor do mundo. O seu simples preparo e o sabor do milho garantem a ingestão de uma fonte de energia e muitos carboidratos. Em geral, vemos as pipocas sendo oferecidas em parques de diversão, festas infantis e eventos. De certo modo, o consumo dessa iguaria se relaciona frequentemente a situações festivas e descontraídas.
Observando quão simples é a sua obtenção, muitos já se perguntaram sobre quem inicialmente teve a ideia de aquecer grãos de milho secos e, assim, descobrir o alimento em questão. De fato, não há nenhum registro que precise o ano ou quem foi o responsável pela invenção da pipoca. Contudo, os indícios mais próximos sobre a origem desse alimento indicam que as populações americanas teriam sido as primeiras, já que o milho integrava sua dieta das mais diferentes formas.
Algumas pesquisas indicam que as primeiras pipocas apareceram do cozimento do milho inteiro, deixado próximo ao calor das fogueiras. Somente depois que os grãos começaram a ser separados para a fabricação exclusiva das pipocas. Ali ainda, não podemos imaginar que a “pipoca pré-colombiana” fosse temperada com o sal e a manteiga que usualmente figuram nosso modo de preparo. Os nativos americanos tinham por hábito empregar o uso de ervas junto ao milho.
Em algumas culturas americanas, o milho era uma fonte de alimento tão importante que acreditavam que esse alimento teria uma forte vinculação às divindades que organizavam o seu mundo. De acordo com antigas tradições, o grão de milho armazenava um espírito dentro de si. Com isso, assim que o grão era aquecido no fogo, esse espírito se irritava até estourar. Essa seria uma explicação mítica para o processo de transformação do milho em pipoca.
Na verdade, todo grão de milho armazena dentro de si uma ínfima quantidade de água. Assim, quando aquecida, essa água se transforma em vapor e exerce uma pressão que provoca o estouro do milho. Do ponto de vista nutricional, a pipoca, quando não leva muito sal e manteiga, pode ser uma fonte de alimentação com baixas calorias e rica em proteínas, ferro e fibras.
Disponível em: <http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/>.
Questões
Questão 1 – O tema do texto é:
a) o processo de transformação do milho em pipoca.
b) as propriedades nutricionais da pipoca.
c) o consumo de milho pelos americanos.
d) o surgimento da pipoca.
Questão 2 – O texto apresenta duas explicações para o processo de transformação do milho em pipoca. Identifique-as:
a) Explicação mítica:
b) Explicação científica:
Questão 3 – Em todas as passagens, os termos sublinhados referem-se à pipoca, exceto em:
a) “O seu simples preparo e o sabor do milho garantem a ingestão de uma fonte […]”
b) “[…] o consumo dessa iguaria se relaciona frequentemente a situações festivas […]”
c) “[…] descobrir o alimento em questão.”
d) “[…] acreditavam que esse alimento teria uma forte vinculação às divindades […]”
Questão 4 – A frase “Contudo, os indícios mais próximos sobre a origem desse alimento […]” foi reescrita corretamente em:
a) Por isso, os indícios mais próximos sobre a origem desse alimento […]
b) Entretanto, os indícios mais próximos sobre a origem desse alimento […]
c) Por conseguinte, os indícios mais próximos sobre a origem desse alimento […]
d) Com efeito, os indícios mais próximos sobre a origem desse alimento […]
Questão 5 – Em “[…] todo grão de milho armazena dentro de si uma ínfima quantidade de água.”, o adjetivo grifado poderia ser substituído por:
a) significativa
b) regular
c) pequena
d) importante
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
4 comentários
Muito obrigada pelo material! Foi de grande ajuda!
Oi, Milena!
Muito nos motiva o fato de a atividade de interpretação ter ajudado em seu trabalho!
Agradecemos-lhe por interagir conosco, expondo o seu comentário!
Volte sempre!
Denyse
Gostaria de saber se tem como vocês colocarem os códigos alfanuméricos da bncc nas atividades?
cade as respostas ;-;