Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Ana Maria Gonçalves. Ela “é autora de Um defeito de cor, ganhador do prêmio Casa de Las Americas (Cuba, 2007) e eleito um dos principais livros para se entender o Brasil”! Vamos conhecer melhor a história dela? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP02, EF15LP03, EF15LP06, EF35LP01, EF35LP04 e EF35LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Ana Maria Gonçalves – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Ana Maria Gonçalves – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Ana Maria Gonçalves – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Ana Maria Gonçalves
Ana Maria Gonçalves nasceu em Ibiá, em Minas Gerais, em 1970. É roteirista, dramaturga e professora de escrita criativa e sócia-fundadora da empresa Terreiro Produções.
Ana Maria é autora de Ao lado e à margem do que sentes por mim e Um defeito de cor, ganhador do prêmio Casa de Las Americas (Cuba, 2007) e eleito um dos principais livros para se entender o Brasil.
O livro levou cinco anos para ser concluído, sendo dois anos de pesquisa, um de escrita e dois de reescrita. Em 2024, foi enredo da Escola de Samba Portela.
Ela publicou contos em Portugal, Itália e nos Estados Unidos, onde morou por oito anos e ministrou cursos e palestras sobre questões raciais. Foi escritora residente nas Universidades de Tulane (New Orleans), Stanford (California), e Middlebur (Vermont).
Ana Maria Gonçalves tomou posse na cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras (ABL), no dia 07 de novembro de 2025, sucedendo o professor, gramático e filólogo brasileiro Evanildo Bechara, que faleceu em maio deste ano. Ela é a primeira mulher negra a integrar a ABL em 128 anos de existência da instituição e também a mais jovem do atual quadro de imortais.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2025-11/primeira-mulher-negra-sera-empossada-na-abl-hoje>. (Fragmento com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um resumo.
( ) uma biografia.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – Releia:
“É roteirista, dramaturga e professora de escrita criativa e sócia-fundadora da empresa Terreiro Produções.”
A quem o texto se refere?
Questão 3 – De acordo com o texto, qual livro de Ana Maria Gonçalves ganhou o prêmio Casa de Las Americas?
Questão 4 – Quando o livro conquistou o prêmio citado na questão anterior?
( ) em 2007.
( ) em 2024.
( ) em 2025.
Questão 5 – Na passagem “[…] e eleito um dos principais livros para se entender o Brasil.”, o vocábulo destacado estabelece a relação de:
( ) lugar.
( ) causa.
( ) finalidade.
Questão 6 – Conforme o texto, Ana Maria concluiu “Um defeito de cor”:
( ) em um ano.
( ) em dois anos.
( ) em cinco anos.
Questão 7 – Segundo o texto, onde Ana Maria Gonçalves “morou por oito anos e ministrou cursos e palestras sobre questões raciais”?
( ) na Itália.
( ) em Portugal.
( ) nos Estados Unidos.
Questão 8 – O trecho “Ana Maria Gonçalves tomou posse na cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras (ABL), no dia 07 de novembro de 2025 […]” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 9 – Na frase “Ela é a primeira mulher negra a integrar a ABL em 128 anos de existência da instituição e também a mais jovem do atual quadro de imortais.”, o termo grifado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.






