Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a descoberta de “um grande aliado na recuperação de áreas contaminadas e degradadas”. Que aliado será esse, hein? Descubra, lendo o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP03, EF35LP05 e EF35LP07.
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Leia:
Caroço de açaí vira biocarvão e ajuda a recuperar áreas degradadas
Pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) descobriram um grande aliado na recuperação de áreas contaminadas e degradadas: o caroço de açaí.
O professor Cândido Ferreira Neto explica: “além de melhorar a qualidade do PH do solo, já que o solo da Amazônia é ácido, ele também fornece fertilizantes, diminuindo o uso de fertilizante químico”.
O caroço é transformado em biocarvão. O material melhora a qualidade do solo, ajuda a reter nutrientes e até reduz a presença de metais pesados, comuns em áreas degradadas por mineração.
“Depois do carvão, elas vão se desenvolver de uma forma mais adequada, ter uma resistência maior, reter água”, enumera Ana Laura Carvalho, estudante de agronomia.
Plantas da Amazônia, como o mogno e a palheteira, estão sendo testadas como espécies fitorremediadoras, ou seja, capazes de absorver e eliminar esses contaminantes do solo. Os resultados já aparecem. Aumento da fertilidade do solo, melhora no pH e até maior resistência das plantas ao período de estiagem.
O próximo passo é ampliar o uso do biocarvão com outros resíduos e testar mais espécies nativas com potencial de recuperação ambiental.
Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2025/10/caroco-de-acai-vira-biocarvao-e-ajuda-recuperar-areas-degradadas>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é do gênero:
Questão 2 – O texto é sobre a descoberta de “um grande aliado na recuperação de áreas contaminadas e degradadas”. Qual aliado?
Questão 3 – Quem descobriu?
Questão 4 – Segundo o texto, o caroço de açaí “é transformado em biocarvão”. Identifique os benefícios desse material:
Questão 5 – Releia:
“Plantas da Amazônia […] estão sendo testadas como espécies fitorremediadoras, ou seja, capazes de absorver e eliminar esses contaminantes do solo.”
A expressão sublinhada:
( ) inicia uma explicação.
( ) introduz uma conclusão.
( ) apresenta uma exemplificação.
Questão 6 – Na frase “Os resultados já aparecem.”, o termo grifado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – Conforme o texto, os testes com plantas da Amazônia para a recuperação ambiental já apresentam resultados. Quais resultados?
Questão 8 – Observe:
“O próximo passo é ampliar o uso do biocarvão com outros resíduos e testar mais espécies nativas com potencial de recuperação ambiental.”
Nessa passagem, há um vocábulo que assinala a ideia de soma. Informe-o:
Questão 9 – As aspas destacam no texto:
( ) falas alheias.
( ) falas em linguagem informal.
( ) falas fora de seu contexto habitual.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.






