Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os polvos. Eles são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações! Vamos saber mais a respeito deles? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP10, EF15LP12, EF15LP13 e EF15LP15.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Os polvos – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Os polvos – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Os polvos – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Os polvos
Os polvos são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações. Os braços possuem fortes ventosas capazes de agarrar animais e sentir o gosto do que tocam. Os olhos são muito sensíveis, mas a visão das cores varia de espécie para espécie. O coração principal bombeia sangue através do corpo, enquanto os dois corações secundários enviam sangue para dentro das guelras.
Assim como outros cefalópodes (membros da classe Cephalopoda), polvos não têm esqueleto ou espinha dorsal. São, portanto, invertebrados. Todo o corpo é mole, com exceção do bico, semelhante ao de um papagaio, que é duro.
Polvos são predadores, ou seja, caçam animais para se alimentar. Seus alimentos incluem crustáceos e outros invertebrados marinhos. Porém, também são presas de outros animais, como tubarões, enguias e golfinhos. Para escapar dos seus predadores, escondem-se ou fingem não ser o que são, camuflando-se.
Há espécies que desprendem seus braços para facilitar uma fuga, assim como lagartixas fazem com seus rabos. Os braços desprendidos distraem os predadores, que tentam os comer. Mais tarde, o polvo pode regenerar membros perdidos. Essa forma de defesa é conhecida como autotomia.
Confundir o predador – atirando com jatos de tinta ou soltando membros – é apenas a primeira etapa da fuga. Depois de criar uma distração para seus predadores, esse interessante molusco aciona sua propulsão a jato e se distancia rapidamente do perigo. Para isso, o povo conta com um órgão especial: o funil (ou sifão). Este órgão é usado por cefalópodes para se locomover expelindo e direcionando água. […]
Bruno Delecave. Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/oito-bracos-tres-coracoes-e-alma-espanhola/>. (Fragmento com adaptação).
Questões
Questão 1 – Na passagem “Os braços possuem fortes ventosas capazes de agarrar animais […]”, o texto refere-se:
( ) aos polvos.
( ) aos tubarões.
( ) aos golfinhos.
Questão 2 – Os animais, marcados acima, “não têm esqueleto ou espinha dorsal”. Por isso, são:
Questão 3 – O segmento “Todo o corpo é mole, com exceção do bico, semelhante ao de um papagaio, que é duro.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Segundo o texto, “os polvos são predadores”. O que isso quer dizer?
Questão 5 – Na frase “Para escapar dos seus predadores, escondem-se ou fingem não ser o que são, camuflando-se.”, o termo grifado indica:
( ) uma soma.
( ) um contraste.
( ) uma alternativa.
Questão 6 – Na parte “Há espécies que desprendem seus braços para facilitar uma fuga, assim como lagartixas fazem com seus rabos.”, a expressão destacada:
( ) introduz um exemplo.
( ) apresenta uma conclusão.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 7 – Releia:
“[…] esse interessante molusco aciona sua propulsão a jato e se distancia rapidamente […]”
Identifique o vocábulo que exprime uma opinião nesse trecho:
Questão 8 – Em “Para isso, o povo conta com um órgão especial: o funil (ou sifão).”, a palavra sublinhada foi usada para:
( ) retomar.
( ) anunciar.
( ) complementar.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.






