Início Série5º ano Interpretação de texto: Contrastes climáticos em São Paulo – 5º ano

Interpretação de texto: Contrastes climáticos em São Paulo – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre contrastes climáticos em São Paulo.  Quais contrastes? Informe-se, lendo o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03,  EF15LP04 e EF15LP07.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

 

São Paulo terá extremos meteorológicos, com frio intenso nos próximos dias

Capital paulista enfrenta semana de extremos com duas frentes frias, rajadas de vento de até 70 km/h e quedas bruscas de temperatura.

    A cidade de São Paulo viverá uma semana marcada por contrastes climáticos. Entre os dias 9 e 13 de setembro, os paulistanos enfrentarão calor de até 30°C, frio de 15°C, ventos fortes e pancadas de chuva. A instabilidade será resultado da passagem de duas frentes frias que atingem a região em sequência, trazendo condições típicas de todas as estações em apenas sete dias.

    A instabilidade começa nesta terça-feira (9), quando uma frente fria passa pela capital paulista. Embora a chuva seja fraca, com acumulado de até 5 mm, o sistema traz ventos de até 70 km/h. Esse cenário aumenta o risco de queda de árvores, galhos e placas, além de possíveis falhas no fornecimento de energia. No litoral, as rajadas podem deslocar dunas de areia sobre a orla.

    Após a ventania, uma massa de ar frio derruba levemente as temperaturas entre a noite de terça e a quarta-feira (10). A máxima prevista para a quarta é de 27°C, marcando uma trégua no calor.

    O alívio não dura muito. Já na quinta-feira (11), os termômetros voltam a subir e devem atingir 31°C, valores semelhantes aos registrados no início da semana. Esse aquecimento, no entanto, antecede uma nova mudança brusca no tempo, enquanto cidades da região metropolitana podem registrar apenas 15°C.

    Isso representa uma queda de até 16 graus em apenas 24 horas, reforçando o cenário de extremos meteorológicos que marca a semana.

    A combinação de calor, frio, chuva e rajadas de vento exigirá atenção da população paulistana, tanto para riscos urbanos quanto para a adaptação às rápidas mudanças no clima.

Silvia Melo. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/noticias/sao-paulo-tera-extremos-meteorologicos-com-frio-intenso-ainda-esta-semana/>. Publicado em: 09 de setembro de 2025. (Com corte).

 

Questões 

Questão 1 – O texto acima é do gênero:

 

 

Questão 2 – Segundo o texto, a cidade de São Paulo viverá, entre os dias 9 e 13 de setembro, contrastes climáticos. Quais contrastes?

 

 

Questão 3 – De acordo com o texto, qual a causa dos referidos contrastes?

 

 

Questão 4 – O trecho “A instabilidade começa nesta terça-feira (9), quando uma frente fria passa pela capital paulista.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Na parte “Esse cenário aumenta o risco de queda de árvores, galhos e placas […]”, a que cenário o texto se refere?

 

 

Questão 6 – Conforme o texto, “os termômetros voltam a subir e devem atingir 31°C”:

(     ) na terça-feira (9).

(     ) na quarta-feira (10).

(     ) na quinta-feira (11).

 

Questão 7 – Grife a seguir o vocábulo usado para retomar uma informação:

“Isso representa uma queda de até 16 graus em apenas 24 horas […]”

 

Questão 8 – Releia:

“A combinação de calor, frio, chuva e rajadas de vento exigirá atenção da população paulistana, tanto para riscos urbanos quanto para a adaptação às rápidas mudanças no clima.”

Nessa passagem, o texto:

(     ) faz um alerta.

(     ) propõe uma reflexão.

(     ) expressa uma opinião.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário