Início Série5º ano Interpretação de texto: Botulismo – 5º ano

Interpretação de texto: Botulismo – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o botulismo. Ele acontece quando a toxina botulínica, considerada uma das substâncias mais letais conhecidas, entra no organismo. Informe-se a respeito dessa doença tão séria, lendo com atenção o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04 e EF15LP07.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Botulismo: é raro, mas acontece

    A doença acontece quando a toxina botulínica, considerada uma das substâncias mais letais conhecidas, entra no organismo. Essa toxina é produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo, na poeira, na água e até no intestino de animais.

    A forma mais comum no Brasil é o botulismo alimentar. Ele ocorre quando a pessoa consome alimentos contaminados com a toxina. Conservas caseiras de palmito, picles ou pequi, carnes curadas de forma artesanal e alguns pescados são os principais responsáveis quando o preparo não segue cuidados adequados. A ausência de oxigênio nas embalagens favorece a multiplicação da referida bactéria, que é anaeróbica, ou seja, cresce na ausência de oxigênio.

    Existe também o botulismo intestinal, mais comum em bebês com menos de seis meses. Nesse caso, ocorre o consumo de alimentos contaminados com esporos da bactéria, isto é, estruturas de reprodução minúsculas. Como a flora intestinal nessa fase ainda não é suficiente para impedir a germinação dos esporos, eles germinam no intestino e produzem toxinas.

    Outra forma menos frequente é o botulismo por ferimentos, quando a bactéria contamina cortes profundos. Há ainda o botulismo associado ao uso indevido da toxina botulínica em procedimentos estéticos ou terapêuticos.

    Os sintomas iniciais podem incluir fadiga intensa, tontura, boca seca e problemas gastrointestinais, como náusea e vômito. A doença evolui rapidamente para alterações neurológicas, como visão dupla, pálpebras caídas e dificuldade de falar e engolir. A paralisia começa na cabeça e desce pelo corpo. Nos casos graves, os músculos respiratórios também são atingidos, o que pode levar à morte. Durante todo o quadro clínico, a pessoa permanece consciente e sem febre, com exceção dos casos ligados a ferimentos infectados.

    O atendimento precisa ser feito em hospital, de preferência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O soro antibotulínico deve ser aplicado o quanto antes para neutralizar a toxina. Em situações graves, pode ser necessário suporte de ventilação mecânica. A recuperação é possível e não costuma deixar sequelas, mas pode ser lenta e levar meses.

    De acordo com o Ministério da Saúde, a principal forma de prevenção é adotar cuidados rigorosos no preparo, consumo, distribuição e comercialização dos alimentos, além da higiene das mãos e dos próprios alimentos.

Michel Silva. Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/saude/botulismo/>. (Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Segundo o texto, “a doença acontece quando a toxina botulínica, considerada uma das substâncias mais letais conhecidas, entra no organismo”. Qual doença?

 

 

Questão 2 – Por que “a ausência de oxigênio nas embalagens favorece a multiplicação da bactéria causadora do botulismo”?

 

 

Questão 3 – Assinale o botulismo causado pelo “consumo de alimentos contaminados com esporos da bactéria Clostridium botulinum”:

(     ) o botulismo intestinal.

(     ) o botulismo alimentar.

(     ) o botulismo por ferimentos.

 

Questão 4 – Em “Como a flora intestinal nessa fase ainda não é suficiente para impedir a germinação dos esporos, eles germinam no intestino e produzem toxinas.”, o vocábulo “como”:

(     ) inicia uma causa.

(     ) anuncia um exemplo.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 5 – Conforme o texto, o que acontece nos casos mais graves do botulismo?

(     ) “alterações neurológicas”.

(     ) “problemas gastrointestinais”.

(     ) “músculos respiratórios atingidos”.

 

Questão 6 – Grife a seguir o termo que indica a soma de fatos:

“Durante todo o quadro clínico, a pessoa permanece consciente e sem febre […]”

 

Questão 7 – Identifique no texto:

a) o ponto positivo da recuperação do botulismo:

b) o ponto negativo da recuperação do botulismo: 

 

Questão 8 – De acordo com o texto, como se prevenir do botulismo?

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

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