Início Série5º ano Interpretação de texto: A camada de ozônio – 5º ano

Interpretação de texto: A camada de ozônio – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a camada de ozônio. Qual a importância dessa camada? O que é preciso fazer para a recuperação dela? Entenda, lendo o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05CI04 e EF05LP08.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Camada de ozônio

    A camada de ozônio é uma região da estratosfera, isto é, uma camada da atmosfera terrestre que fica entre 10 e 50 quilômetros de altitude. Ela é composta por altas concentrações de gás ozônio (O₃). Sua função é absorver a maior parte da radiação ultravioleta (UV) do Sol, que pode causar sérios danos à vida na Terra.

    A importância da camada de ozônio vai muito além da proteção contra queimaduras solares. Ela ajuda a prevenir câncer de pele, catarata e problemas no sistema imunitário em humanos. Também protege plantas e organismos marinhos essenciais à cadeia alimentar.

    Sem essa barreira, a exposição à radiação UV aumentaria a taxas perigosas, com impactos profundos na saúde e na produção de alimentos. É por isso que proteger essa camada é proteger a vida no planeta.

    O afinamento da camada de ozônio foi causado, principalmente, pelo uso de substâncias químicas conhecidas como CFCs (clorofluorocarbonos) e outras SDOs (substâncias destruidoras da camada de ozônio). Esses compostos foram usados por muito tempo em aerossóis, sistemas de refrigeração, espumas isolantes e solventes industriais.

    Graças ao Protocolo de Montreal, assinado em 1987 e considerado um marco da diplomacia ambiental, a produção e o uso dos CFCs e de outros SDOs foram gradualmente eliminados.

    O resultado é animador! Segundo o Boletim Anual da Organização Meteorológica Mundial (OMM) de 2024, relatórios científicos mostram que a camada de ozônio está em processo de recuperação. Se os compromissos continuarem sendo cumpridos, as projeções indicam que ela voltará aos níveis de 1980 por volta de 2040 em grande parte do mundo, 2045 no Ártico e 2066 na Antártica. 

    A recuperação da camada de ozônio exige um trabalho contínuo. É preciso reduzir o uso de substâncias nocivas, descartar corretamente equipamentos antigos e apoiar políticas ambientais que mantenham o compromisso firmado há décadas.

    Proteger a camada de ozônio é garantir um futuro mais saudável e seguro para todas as formas de vida na Terra.

Rodrigo Narciso. Disponível em: <https://www.invivo.fiocruz.br/clima/camada-de-ozonio/>.
Publicado em: 20 de agosto de 2025. (Com corte).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

“Ela é composta por altas concentrações de gás ozônio (O₃).”

Nessa passagem, o texto refere-se à:

 

Questão 2 – Por que “proteger a camada de ozônio é proteger a vida no planeta”?

 

 

Questão 3 – O trecho “[…] a produção e o uso dos CFCs e de outros SDOs foram gradualmente eliminados.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Identifique, no sexto parágrafo, um comentário sobre um fato:

 

 

Questão 5 – Segundo o texto, “se os compromissos continuarem sendo cumpridos, a camada de ozônio voltará aos níveis de 1980, em grande parte do mundo, por volta de”:

(     ) 2040.

(     ) 2045.

(     ) 2066.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, “a recuperação da camada de ozônio exige um trabalho contínuo”. Quais ações são necessárias?

 

 

Questão 7 – Grife a seguir o vocábulo que exprime a ideia de soma:

“Proteger a camada de ozônio é garantir um futuro mais saudável e seguro para todas as formas de vida na Terra.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário