Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma onça-preta. Ela foi registrada pela primeira vez na Reserva Natural Serra do Tombador, em Cavalcante, Goiás. Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ANO: EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF05LP04, EF05LP07, EF05LP15.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Onça-preta – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Onça-preta – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Onça-preta – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Onça-preta aparece pela primeira vez em reserva no Cerrado
Descoberta é indício de conservação da biodiversidade da região.
Uma onça-preta foi registrada pela primeira vez na Reserva Natural Serra do Tombador, em Cavalcante, Goiás. As imagens inéditas foram obtidas em março, abril e maio deste ano, por meio de armadilhas fotográficas.
Chamada de onça-pintada melânica, a onça-preta tem os pelos mais escuros por causa de uma mutação genética que ocorre em apenas 10% da espécie. A descoberta é um indicador positivo para a preservação do animal, classificado como “vulnerável” pela Portaria 148/2022 do Ministério do Meio Ambiente.
“O melanismo é uma mutação genética que aumenta a produção de melanina — que faz com que o pelo do animal tenha coloração escura —, mas sabemos que, para que nasça uma onça melânica, é necessário que pelo menos um dos pais também apresente essa característica”, explica o biólogo Roberto Fusco, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).
O especialista reforça que a presença dessas onças é indício de conservação da área e do entorno.
“Por ser uma espécie guarda-chuva, que necessita de grandes territórios para sobreviver na natureza, proteger a onça-pintada gera efeitos positivos para muitas outras espécies e, consequentemente, para todo o ecossistema”, diz Fusco.
A bióloga Mariana Vasquez, gerente da Reserva Natural Serra do Tombador, diz que os registros contribuem para aumentar o engajamento da comunidade local na conservação da natureza.
“Sem dúvida, esses registros de animais raros chamam muito a atenção de quem vive e trabalha no entorno da reserva, reforçando a mensagem de que todos devemos nos empenhar para manter as áreas naturais bem conservadas”, diz Vasquez.
“Agência Brasil”. Rafael Cardoso. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente/noticia/2025-07/onca-preta-aparece-pela-primeira-vez-em-reserva-no-cerrado>. Publicado em: 11 de julho de 2025. (Com corte).
Questões
Questão 1 – O texto acima noticia um fato. Qual fato?
Questão 2 – O trecho “As imagens inéditas foram obtidas em março, abril e maio deste ano, por meio de armadilhas fotográficas.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – Segundo o texto, a onça-preta é uma onça-pintada com pelos mais escuros. O que causa essa mudança na coloração?
Questão 4 – De acordo com o biólogo Roberto Fusco, citado no texto, “a presença dessas onças é indício de conservação da área e do entorno”. O que quer dizer “indício”?
Questão 5 – Em “Por ser uma espécie guarda-chuva, […] proteger a onça-pintada gera efeitos positivos […]”, o termo grifado estabelece a relação de:
( ) causa.
( ) tempo.
( ) finalidade.
Questão 6 – No segmento “[…] todos devemos nos empenhar para manter as áreas naturais bem conservadas”, a bióloga Mariana Vasquez tem a intenção de:
( ) criticar.
( ) advertir.
( ) conscientizar.
Questão 7 – O texto apresenta:
( ) citações diretas.
( ) citações indiretas.
( ) citações diretas e citações indiretas.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.