Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o brasileiro Hugo Calderano. Ele faz história e vai à final da Copa do Mundo de tênis de mesa! Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP03, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05 e EF05LP07.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Calderano faz história – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Calderano faz história – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Calderano faz história – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Calderano faz história e vai à final da Copa do Mundo de tênis de mesa
Feito inédito para o Brasil, ele faz a final contra o número 1 do mundo.
O mesa-tenista brasileiro Hugo Calderano está em uma semana iluminada em Macau, na China. Na madrugada deste sábado (19), ele derrotou o chinês Wang Chuqin por 4 a 3 (14-12, 5-11, 6-11, 7-11, 11-7, 11-5 e 12-10) e chegou à final da Copa do Mundo da modalidade.
O resultado não é apenas o melhor da carreira de Calderano, como também do Brasil e de qualquer atleta de fora da Europa e da Ásia. Na grande decisão, o brasileiro vai enfrentar outro chinês, Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial. A partida está prevista para começar às 9h15 deste domingo (20).
Calderano teve que exibir superação diante do número 2 do ranking. Chuqin havia vencido quatro dos cinco duelos anteriores entre os dois e chegou a abrir 3 sets a 1, necessitando de apenas mais uma parcial para ganhar o jogo. No entanto, Hugo encontrou forças para vencer três sets seguidos, inclusive salvando um ponto decisivo no último.
Ao chegar à semifinal, o brasileiro já havia garantido o melhor desempenho de um atleta do país na história da competição. Como não há disputa de bronze, ele também já tinha assegurado um lugar no pódio. Antes de 2025, sua melhor campanha fora em 2019, quando alcançou as quartas.
Em Macau, o mesa-tenista carioca passou por quatro adversários, sendo três japoneses. O último deles, Tomokazu Harimoto, derrotado por Calderano por 4 a 1 nas quartas de final, é o número três do mundo, duas posições acima do brasileiro.
Igor dos Santos. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2025-04/calderano-faz-historia-e-vai-final-da-copa-do-mundo-de-tenis-de-mesa>. Publicado em: 19 de abril de 2025. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Em “Feito inédito para o Brasil, ele faz a final contra o número 1 do mundo.”, a qual feito inédito o texto se refere?
Questão 2 – Quem conquistou o feito?
Questão 3 – Quando ele conquistou o feito?
Questão 4 – Onde está acontecendo a competição?
Questão 5 – Segundo o texto, o brasileiro disputará a final do mundial, depois de ter derrotado:
( ) o chinês Lin Shidong.
( ) o chinês Wang Chuqin.
( ) o japonês Tomokazu Harimoto.
Questão 6 – De acordo com o texto, qual número Calderano ocupa no ranking mundial?
Questão 7 – A palavra ranking aparece destacada no texto, pois ela é:
( ) informal.
( ) incomum.
( ) estrangeira.
Questão 8 – Na parte “Calderano teve que exibir superação diante do número 2 do ranking.”, a expressão sublinhada:
( ) revela uma promessa.
( ) apresenta uma vontade.
( ) indica uma necessidade.
Questão 9 – Na frase “Como não há disputa de bronze, ele também já tinha assegurado um lugar no pódio.”, o vocábulo “Como” inicia:
( ) uma causa.
( ) uma comparação.
( ) uma conformidade.
Questão 10 – O trecho “Em Macau, o mesa-tenista carioca passou por quatro adversários, sendo três japoneses.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.